Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

CAPTAIN BEYOND


CAPTAIN BEYOND é um supergrupo de Rock norte-americano formado em Los Angeles em 1971. Inicialmente a banda era composta pelo ex-vocalista da primeira formação do DEEP PURPLE, Rod Evans, pelo ex-baterista da banda de Johnny Winter, Bobby Caldwell, os ex-IRON BUTTERFLY, Larry Reinhardt (baixo) e Lee Dorman (guitarras), e o tecladista Lewie Gold, que saiu por motivos pessoais antes da gravação do primeiro álbum. O CAPTAIN BEYOND tinha um estilo eclético unindo elementos de Hard Rock, Rock Progressivo e fusão de Jazz com Rock espacial.

A banda foi atormentada desde o seu início por problemas significativos, incluindo processos judiciais envolvendo Evans, Reinhardt e Dorman com suas antigas bandas, e uma disputa sobre estilo musical com sua gravadora, Capricorn Records. Embora tivessem um bom desempenho juntos, as relações entre os vários membros da banda eram tensas. Em particular, o vocalista Rod Evans saiu e voltou à banda várias vezes a partir de 1971, e tornou sua saída permanente no final de 1973, após o lançamento do segundo álbum "Sufficiently Breathless".

O álbum de estréia autointitulado, foi lançado em 1972 pela Capricorn Records, uma gravadora independente com sede em Macon, Geórgia, conhecida principalmente por cultivar grupos de Southern Rock como THE ALLMAN BROTHER BAND e Wet Willie. O ex-vocalista do SIR LORD BALTIMORE, Raymond Cozzolino, gravou várias faixas com Rod Evans. Após esse álbum, Caldwell deixou a banda para se juntar a Derringer e foi substituído por Brian Glascock. Também se juntaram à banda naquela época o tecladista Reese Wynans e o conguero Guille Garcia. O produtor escolhido pela gravadora, Giorgio Gomelsky, não gostou da bateria de Glascock e solicitou um novo baterista. Glascock foi demitido e Marty Rodriguez foi contratado na bateria por recomendação de Garcia. Esta formação de seis homens gravou o segundo álbum do grupo, "Sufficiently Breathless", com o produtor e cofundador da Capricorn Records, Phil Walden. A tensão durante a gravação levou à saída de Evans e, consequentemente, à separação da banda. A formação original com Caldwell foi reformada no final de 1973 para shows nos EUA e Canadá. No entanto, Evans deixou a banda permanentemente por volta do Natal de 1973 e a banda se separou.

Em 1976 ocorreu uma reforma do CAPTAIN BEYOND com Caldwell, Dorman e Rhino, sendo acompanhado primeiro por Jason Cahoon e mais tarde por Willy Daffern como vocalista. Essa formação gravou o terceiro álbum da banda, "Dawn Explosion", pela Warner Bros., porém dois anos depois, houve nova separação.

Em 1998, mais uma reforma da banda, com Caldwell e Rhino, recrutando Jimi Interval para os vocais, Dan Frye nos teclados e Jeff Artabasy no baixo. 

Em 1999, a gravadora sueca Record Heaven lançou um tributo ao CAPTAIN BEYOND intitulado "A Tribute to Captain Beyond: Thousand Days of Yesterdays". O álbum apresenta os colegas roqueiros dos anos 1970, da banda PENTAGRAM  tocando "Dancing Madly Backwards".

Em 2003, nova separação, quando o guitarrista Larry Reinhardt desenvolveu câncer. Após o tratamento, Reinhardt continuou a tocar música até o final de 2011, quando adoeceu novamente. Ele morreu em 2 de janeiro de 2012. O baixista Lee Dorman morreu em 21 de dezembro de 2012. Rod Evans se aposentou das apresentações, em parte devido a problemas legais com seus companheiros de banda originais do DEEP PURPLE, e sua residência atual ainda é desconhecida. No entanto, Caldwell mencionou em uma entrevista de 2015 que Evans estava indo muito bem e trabalhando na área de terapia respiratória.

Caldwell ressuscitou a banda mais uma vez em 2013, com uma formação composta por Don Bonzi, Jeff "Boday" Christensen e Jamie Holka, o baixista Allen Carmen e o guitarrista/tecladista/vocalista Simon Lind. Em 2015 Carmen e Christensen deixaram a banda e Artabasy voltou a assumir o baixo. 

Discografia:
1973 • Sufficiently Breathless
1977 • Dawn Explosion
2000 • Crystal Clear [EP]
2013 • Live in Texas October 6, 1973 [archival]
2013 • Live Anthology [archival]
2016 • 04.30.72 [archival]
2017 • Lost & Found 1972-1973 [archival]
2019 • Live in Miami, August 19, 1972

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade