Fundado em Hatfield, Reino Unido em 1965 e dissolvido em 1969, a banda THE GODS é mais famosa por apresentar ao mundo Ken Hensley , o multitalentoso compositor principal do período mais famoso do URIAH HEEP e uma excelente carreira solo por direito próprio, mas também abrigando Greg Lake e Mick Taylor em suas fileiras em algum momento de sua história relativamente curta. No entanto, eles foram indiscutivelmente, ao lado do trabalho mais antigo do DEEP PURPLE, o mais próximo que o Reino Unido chegou do VANILLA FUDGE.
De fato, o FUDGE influenciou muito o GODS, mas este último escreveu mais material original do que o primeiro, a maior parte dele vindo da caneta do já formidável Hensley, mas também do guitarrista Joe Konas.
O primeiro lançamento do GODS foi um single para a Polydor, com a formação que permaneceria constante depois disso - Ken Hensley nos teclados e vocais, Lee Kerslake (que mais tarde se juntou ao URIAH HEEP) na bateria e vocais, Joe Konas na guitarra e vocais e John Glascock (que mais tarde se juntou ao JETHRO TULL) no baixo e vocais. No entanto, isso causou pouco impacto. No entanto, eles ganharam impacto suficiente para serem contratados pela Columbia, para quem o GODS fez dois álbuns - "Genesis" em 1968 e "To Samuel A Son" em 1970. Ambos foram assuntos inovadores, com musicalidade soberba, com trabalho pesado de guitarra, órgão crocante e uso inicial do mellotron em primeiro plano, além de harmonias bombásticas e uma sensibilidade pop na mistura. No entanto, ambos os álbuns causaram quase nenhum impacto. O mais perto que chegaram do sucesso foi ironicamente uma versão cover de uma música menor dos BEATLES, "Hey Bulldog". No entanto, sem dúvida, seu melhor trabalho foi outro cover da pepita de West Side Story "Maria", que foi uma releitura elaborada, porém melódica, de um padrão com harmonias soberbas.
A banda estava mais ou menos toda presente em um álbum lançado sob o pseudônimo "Head Machine" que foi chamado, sutilmente, de "Orgasm", mas isso não vendeu nada novamente, e a identidade da banda foi mascarada sob vários pseudônimos em qualquer caso.
Os GODS então se dissolveram, enquanto Hensley, Kerslake e Glascock se "mudaram" para o grupo de Heavy Rock TOE FAT liderado pelo expoente do soul dos anos 60 Cliff Bennett, mas Hensley logo mudou para coisas maiores e melhores em um dos grupos de Prog/Heavy Rock mais amados do mundo, URIAH HEEP, que finalmente lhe permitiu total liberdade para mostrar seus talentos. Kerslake se juntou a ele alguns anos depois, e Glascock foi integrar o grupo CARMEN e depois o JETHRO TULL, antes de morrer tristemente em 1979. Ken Hensley deixou o HEEP em 1980 e trabalhou em álbuns em uma base de sessão ao lado de sua formidável carreira solo.
THE GODS foi um ambiente propício para a criação de alguns artistas de Prog muito amados, e eles eram a versão britânica mais próxima do VANILLA FUDGE, com harmonias bombásticas, guitarras pesadas e teclados potentes, criando álbuns com um toque conceitual.
Discografia:
1969 • Genesis
1969 • To Samuel A Son
1976 • The Gods Featuring Ken Hensley
Nenhum comentário:
Postar um comentário