Ken Hensley (24 de agosto de 1945 – 4 de novembro de 2020) foi um tecladista, guitarrista e cantor britânico, tendo liderado a banda URIAH HEEP durante seus anos de ouro, sendo também seu principal compositor nos anos 70. Seu estilo de tocar o órgão Hammond foi um dos mais influentes na história do Rock, juntamente a outros ícones como Jon Lord e Keith Emerson.
Sem dúvida um dos músicos mais talentosos do mundo do Rock, Ken Hensley tinha a habilidade de tocar teclado (especialmente Hammond B3 um modelo caro por sinal), violão, cantar com um tom excelente e além disso era um excelente compositor, que influenciou gerações de músicos e fãs do Rock Progressivo. Nasceu em 24 de agosto de 1945 em Hertforshire, Inglaterra, mostrando desde sua infância um talento extraordinário para música. Em meados dos anos 60 ele formaria um grupo chamado THE GODS, que também incluía estrelas do calibre de Mick Taylor e Greg Lake, gravando dois álbuns, muito procurados pelos colecionadores. Das cinzas deste grupo se funde outro com o nome de TOE FAT, que em seu primeiro álbum participa Hensley ao lado de um jovem Lee Kerslake e Cliff Bennett, uma vez fora do grupo foi convidado por Paul Newton para ser membro de outro grupo chamado: "Spice" no qual também estão Mick Box e David Byron, isto em 1969; mudando o nome em 1970 para URIAH HEEP. No URIAH HEEP, Hensley passou dez anos tocando teclado e guitarra, além de fornecer mais de 70% do material composicional que tornaria famosa a esta banda, as letras muito evocativas, nostálgicas e sentimentais eram facilmente identificáveis pela escuta astuta, que sem dúvida são canções que suportaram bem a prova do tempo.
Em 1973 gravou seu primeiro álbum como solista, "Proud Words are to Dusty Shelf", em que foi acompanhado pela base rítmica do URIAH HEEP, Gary Thain e Lee Kerslake, apresentando temas de grande qualidade musical, como a ótimo "Fortune" que é um mini épico de e evocativas capas sonoras musicais, assim como "When the Evening Comes", que tem um excelente lick de guitarra, assim como uma letra evocativa de momentos passados e futuros, amor e tristeza, "King Without to Throne" com baixo característico e potente a cargo de Thain e uma melodia pegajosa requintada que Hensley nos delicia, entre outras canções de grande fatura musical. Em 1975 "Eager to Please" foi seu segundo álbum, mais "Rocker" que o primeiro, mas se afastando do som que ele usou em seu primeiro esforço, sendo "Eager to Please" e "Stargazer" canções estas, com uma riqueza melódica difícil de encontrar em outros artistas ou grupos; além de conter a excelente balada "Through The Eyes of a Child", uma das melhores composições de Hensley que é feita acompanhada de cordas e que canta de maneira muito emocional.
Em 1980, após uma turnê pelo Barcelona, Ken Hensley renuncia ao URIAH HEEP e decide formar um grupo de curta duração: SHOTGUN, além do anterior, grava um terceiro álbum intitulado: "Free Spirit", um disco forte, com um som melódico e também no estilo daqueles anos, canções como "The System", "New York" que destacam por sua potência e comédia musical lírica se misturam com outras como "Inside The Mystery", "When" que mostra um Hensley dividido entre usar o toque característico que a notoriedade com URIAH HEEP lhe deu e explorar novas sonoridades. Depois de formar o malfadado Ken Hensley Group, Hensley foi colaborar com BLACKFOOT em 1982, um grupo de Hard Rock da Flórida, com quem gravou dois álbuns e depois de saber da morte de David Byron (ex-vocalista e membro fundador do URIAH HEEP), decide não continuar colaborando com BLACKFOOT e entra em uma fase de semi aposentadoria, colaborando com músicos como Blackie Lawless do WASP e com outros grupos.
Em meados dos anos 90 começa a ver ressurgimento em sua carreira musical, em 1994 mostra ao público o álbum "From Time to Time" no que contém interessantes sessões de 1970 até a data do disco, a canção "From Time to Time" do primeiro álbum, curiosidade não está incluída nesta compilação.
Em 1999 Ken decide formar um grupo chamado VISIBLE FAITH, com o qual grava um excelente álbum, "Glimpse of Glory" e que supõe seu retorno ao público à atividade musical, e à sua renovada fé religiosa, que fica clara em todo o álbum. Seus fãs ficarão agradecidos pelo retorno a Hensley para gravar mais "New Songs".
Além do anterior, começaram a se espalhar rumores sobre um possível encontro com John Lawton (segundo vocalista do URIAH HEEP), que finalmente se cristalizaria no ano 2000 com um concerto gravado e uma turnê, que se destacou tanto com o repertório de canções do URIAH HEEP, como de algumas canções dos discos solistas do Hensley e uma atualização da grande canção: "Salisbury".
Também um show único com URIAH HEEP em 2001, tocando com os antigos membros Mick Box e Lee Kerslake e também com os "novos membros" Phil Lanzon e Bernie Shaw, assim como com John Lawton, que também foi um convidado especial, e tocando várias canções de URIAH HEEP com grande paixão e prazer.
Mais tarde gravou em 2002 seu quarto disco denominado solista "Running Blind", que se destaca por seu frescor e melodias precisas, já que são caracterizadas pela riqueza das letras de Hensley que definitivamente alcançam um zênite raramente alcançado sobre um músico deste calibre.
Em 2004 um disco muito bom, álbum muito nostálgico e melancólico "The Last Dance", que prepararia o terreno para o próximo, "Blood on the Highway", no qual Hensley narra a vida de um músico de Rock desde os começos e que passa pela fama e fortuna assim como pela decadência, cercado de excelentes músicos e que demonstram que Hensley ainda tem muito a dizer.
Em setembro de 2008, Hensley subiu ao palco mais uma vez com os ex-companheiros do HEEP, Lawton, Kerslake e Newton, junto com o ex- guitarrista do FOCUS, Jan Dumée, para o encontro de fãs "Heepvention 2008".
Hensley continuou a escrever e gravar uma série de novos álbuns, começando com uma coleção de músicas sob o título de "Love & Other Mysteries , gravado perto de sua casa na Espanha e seguido em 2011 por Faster , sua primeira gravação de estúdio de novas músicas com sua banda ao vivo, LIVE FIRE. Um CD de um de seus shows solo foi lançado pela Cherry Red Records em 2013, logo seguido por um CD ao vivo gravado com LIVE FIRE durante uma turnê de setembro/outubro. "Trouble", um álbum de 10 novas músicas gravadas com uma formação revisada do LIVE FIRE, foi lançado, novamente pela Cherry Red, em setembro do mesmo ano.
Hensley morreu em 4 de novembro de 2020, aos 75 anos, após uma curta doença. Ele havia terminado um álbum intitulado "My Book of Answers" antes de sua morte, que foi lançado em 5 de março de 2021.
Discografia (carreira solo):
• Proud Words On A Dusty Shelf (1973)
• Eager To Please (1975)
• Free Spirit (1980)
• The Best Of Ken Hensley (1990)
• From Time To Time (1994)
• A Glimpse Of Glory (1999)
• Ken Hensley Anthology (2000)
• Running Blind (2002)
• The Last Dance (2003)
• The Wizard's Diary (2004)
• Cold Autumn Sunday (2005)
• Elements - Anthology 1968 To 2005 (2006)
• Inside The Mystery (2006)
• Blood On The Highway (2007)
• Live Fire (DVD, 2007)
• Blood On The Highway (DVD, 2008)
• Love… And Other Mysteries (2012)
• Live Tales (2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário