Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

RUSH


RUSH foi uma banda de Hard Rock/Rock Progressivo canadense formada em agosto de 1968 na cidade de Toronto, Ontário. A banda era composta pelo baixista, tecladista e vocalista Geddy Lee, pelo guitarrista Alex Lifeson e pelo baterista John Rutsey. Essa formação durou até julho de 1974, duas semanas antes da primeira turnê nos Estados Unidos, com a saída de Rutsey (devido à problemas de saúde), e a entrada de Neil Peart.

Desde o lançamento do álbum de estréia em março de 1974, o RUSH tornou-se conhecido pelas habilidades instrumentais de seus membros, as composições extremamente complexas e as letras ecléticas escritas por Neil Peart, abordando pesadamente a ficção científica, a fantasia e a filosofia, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais e ambientais. Musicalmente, o estilo da banda evoluiu ao longo dos anos, iniciando-se no Hard Rock em seus primeiros álbuns e, em seguida passando por fases em que predominaram as influências do Rock Progressivo e sintetizadores. O RUSH e sua musicalidade têm sido citados como influência por vários artistas, incluindo METALLICA, THE SMASHING PUMPKINS e PRIMUS, bem como bandas de Metal Progressivo como DREAM THEATHER e SYMPHONY X.

O RUSH ganhou um número considerável de Juno Awards, e foi adicionada ao Canadian Music Hall of Fame em 1994. Ao longo de sua carreira, os membros foram reconhecidos como sendo alguns dos melhores em seus respectivos instrumentos, com cada membro ganhando vários prêmios em diversas publicações especializadas. Como um grupo, RUSH possui vinte e quatro certificações de ouro e quatorze de platina (três multi-platina) registrados. Segundo a RIAA, o RUSH é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de Rock, atrás apenas dos BEATLES e dos ROLLING SOTNES. O grupo também se classifica na 78ª posição de números de vendas de CDs nos Estados Unidos, com mais de 25 milhões de unidades. Embora o número total de vendas não são calculadas por uma única entidade, a partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais de 40 milhões de unidades. Em dezembro de 2012 foi anunciado que a banda seria induzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Em janeiro de 2018 o guitarrista Alex Lifeson confirmou que não havia mais planos para gravação de novas músicas ou sair em turnês e que portanto a banda havia encerrado suas atividades. Problemas pessoais e de saúde de Neil Peart (um câncer em evolução, desconhecido pelo público até a sua morte) também contribuíram de forma decisiva para o fim da banda. Para Lifeson e Lee, não faria sentido continuar sem Peart.

Em 10 de janeiro de 2020, a inevitável e indesejável notícia, a família de Peart confirmou para a Rolling Stone sua morte, que ocorreu três dias antes (7 de janeiro) por um câncer no cérebro. Os perfis oficiais do RUSH e de Geddy Lee nas redes sociais divulgaram uma nota lamentando a morte do baterista. "É com o coração partido e com a mais profunda tristeza que devemos compartilhar as terríveis notícias de que, na terça-feira, nosso amigo, irmão de alma e companheiro de banda de mais de 45 anos, Neil, perdeu sua incrivelmente corajosa batalha de três anos e meio com câncer no cérebro (Glioblastoma). Pedimos que amigos, fãs e mídia respeitem compreensivelmente a necessidade de privacidade e paz da família neste momento extremamente doloroso e difícil. Aqueles que desejam expressar suas condolências podem escolher um grupo de pesquisa ou caridade de sua escolha e fazer uma doação em nome de Neil Peart. Descanse em paz irmão. Neil Peart 12 de setembro de 1952 - 7 de janeiro de 2020" diz a nota emitida no dia 10 de Janeiro. Com a morte de Neil Peart a banda oficialmente chegou ao fim, descartando qualquer hipótese de uma futura reunião. 

Discografia básica:
1974 • Rush
1975 • Fly by Night
1975 • Caress of Steel
1976 • 2112
1976 • All the World's a Stage
1977 • A Farewell to Kings
1978 • Hemispheres
1980 • Permanent Waves
1981 • Moving Pictures
1981 • Exit... Stage Left...

Um comentário:

Eduardo disse...

Grande banda. Parabéns pela postagem!!!

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade