Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

SPOOKY TOOTH


SPOOKY TOOTH foi uma banda de Rock britânica formada originalmente em Carlisle em 1967. Ativa principalmente entre 1967 e 1974, a banda foi reformada várias vezes nos anos posteriores.

SPOOKY TOOTH Foi uma das pioneiras do que hoje chamamos de Hard Rock, Heavy Rock ou Rock Pesado. Influenciou de modo notável uma grande parcela de bandas e músicos, e a partir da década de 70 a banda emplacou vários hits, principalmente nos EUA. 

Uma das maiores virtudes do SPOOKY TOOTH foi a facilidade com que mesclavam elementos como Blues, Rock Progressivo e Hard Rock. Para muitos (que a consideram no mesmo patamar de THE WHO, THE DOORS, YARDBIRDS, etc.) a banda é injustiçada no meio do Rock, pois nunca teve o merecido reconhecimento, principalmente no Brasil. 

Em dois anos apenas conseguiam fazer três LPs e se destacar no competitivo universo do Rock na Inglaterra. As composições de Gary Wright, como "Sunshine Help me", "Better by you, better than me" e "Hangman, hang my shell on a tree", foram os carros-chefes para que o TOOTH obtivesse aceitação, em sua primeira formação no período 1968/70, inclusive fazendo uma apresentação no templo da música francesa, 1 (Olympia, em Paris, a 12 de outubro de 1969. 

No final daquele ano, o grupo desenvolveu algumas experiências na área da Música Eletrônica, em colaboração com um respeitável músico contemporâneo francês, Pierre Henry. Gary Wright criaria depois uma "Cerimônia Pop" que teve uma grande promoção na Europa. Nesta época, Greg Riddley deixou o conjunto para formar o HUMBLE PIE e foi substituído por Andy Leigh

Em 1970, os membros do TOOTH decidiram separar-se, mas antes gravaram o álbum "The Last Puff", lançado em julho de 1970, no qual, acompanhados por três instrumentistas da GREASE BAND - Chris Staiton, Henry McCullough (depois integraria o WINGS) e Alan Apenner, fizeram um dos mais extraordinários registros de um dos melhores temas dos BEATLES - "I’m the walrus", com seis minutos de extraordinárias improvisações. Diante o sucesso deste último álbum, Harrison, Grosvenor e Kellie decidiram fazer uma tournée por alguns países da Europa, mas que fracassou financeiramente. Da excursão participaram o baixista Steve Thompson e John Hawken (ex-RENAISSANCE). 

Ao final da viagem, a banda se desfez, "definitivamente", cada um de seus integrantes seguindo um caminho diferente. No final de 1972, o grupo voltou a ser formado, então com Mike Harrison, Gary Wright, Mikhy Jones na guitarra; Ian Hert no baixo (ex-JUNKYARD ANGEL) e Bryston Graham (na bateria). O grupo então denominou-se SPOOKY TOOTH 2, gravando "You Broke My Heart So I Busted Your Jaw" (1973), "Witness" (1973) e "The Mirror" (1974).

Lançado em maio de 1973 pela Island Records, "You Broke My Heart So I Busted Your Jaw" foi o primeiro álbum da banda reunida. O guitarrista fundador Grosvenor não voltou à banda, pois havia se unido a MOTT THE HOOPLE, adotando o nome artístico de Ariel Bender. Grosvenor foi sucedido por Mick Jones, enquanto o baterista fundador Kellie foi substituído por Bryson Graham. O baixista era Ian Herbert, depois Chris Stewart.

Para o próximo álbum, "Witness" (novembro de 1973), o baterista original Mike Kellie voltou no lugar de Graham. Wright continuou sendo o compositor dominante nesta fase da história da banda. Mas o co-vocalista Harrison saiu após o lançamento do álbum e Mike Patto foi o novo vocalista, ao lado de Wright, quando gravaram "The Mirror" (outubro de 1974), que também incluiu o novo baixista Val Burke e Bryson Graham de volta na bateria. Mas o fracasso do álbum levou Wright a sair mais uma vez para uma carreira solo e a dissolução do grupo em novembro de 1974.

Jon Milward resumiu a banda no The Rolling Stone Record Guide em 1979: "Se alguma vez existiu uma banda pesada, SPOOKY TOOTH tinha que ser essa. Apresentando dois vocalistas propensos a extremos do Blues e um ataque instrumental composto por teclados e guitarras incrivelmente altos. SPOOKY TOOTH surgiu como um enorme tanque de gosma pré-medicada." Observando a falta de sucesso comercial, Milward concluiu que o grupo "continuaria sendo a banda certa na hora errada".

Discografia:
1968 • It's All About (relançado em 1971 com o nome de Tobacco Road, e a música "The Weight" no lugar de "Too Much of Nothing")
1969 • Spooky Two
1969 • Ceremony (com Pierre Henry)
1970 • The Last Puff (creditado como "Spooky Tooth featuring Mike Harrison")
1971 • Tobacco Road (reedição do primeiro LP da banda)
1973 • You Broke My Heart So I Busted Your Jaw
1973 • Witness 
1974 • The Mirror
1999 • Cross Purpose

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade