Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

domingo, 9 de junho de 2024

NWOBHM: WITCHFINDER GENERAL • Death Penalty [1982]

Artista: WITCHFINDER GENERAL
Álbum: Death Penalty
Ano: 1982
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido

WITCHFINDER GENERAL foi formado em 1979 por Zeeb Parkes e Phil Cope em Stourbridge, Inglaterra, e a banda integrou o movimento da "Nova onda do Heavy Metal britânico" durante o início dos anos 1980. Eram fortemente influenciados pelo BLACK SABBATH, e por vezes aparecem como um dos pioneiros do estilo Doom Metal. A importância do WITCHFINDER GENERAL tornou-se reconhecida principalmente depois do encerramento de suas atividades em algum momento de 1984 em meio a uma polêmica relatada de suas capas de álbuns sexualmente explícitas no Reino Unido.

WITCHFINDER GENERAL empregou o grito nasal de Zeeb Parkes para se destacar e "Death Penalty" foi o primeiro álbum da banda com apenas trinta minutos de duração, este álbum termina antes de parecer começar. Mesmo assim, e com apenas sete músicas, cada faixa deste álbum é um petardo sonoro cru e direto. Abrindo com "Invisible Hate", Zeeb cospe seus vocais distintos sobre linhas de Blues fortemente tecidas. Isso vai direto "Free Country": uma canção dedicada a cogumelos e LSD. A banda tinha um aspecto um tanto hippie quanto "Metaleira", já que há influências psicodélicas espalhadas pelo álbum também. As canções de destaque são as duas derivadas do próprio nome da banda: "Witchfinder General" e "Burning a Sinner". A primeira rola junto com riffs pesados ​​de baixo até que o Zeeb cante "I'm the Witchfinder General", em uma das canções autointituladas mais atraentes e francamente cativantes do Metal. "Burning a Sinner" conta a história de uma caça às bruxas, enquanto uma mulher é queimada na fogueira. O canto em transe do refrão da música evoca a assustadora histeria da lavagem cerebral da caça às bruxas da história.

Apesar do longínquo ano de 1982 quando foi lançado, o álbum ainda permanece um pilar de uma cena (NWOBHM) que desmoronou anos depois.

Faixas:
01. Invisible Hate (6:02)
02. Free Country  (3:07)
03. Death Penalty (5:31)
04. No Stayer  (4:22)
05. Witchfinder General  (3:49)
06. Burning A Sinner  (3:25)
07. R.I.P.  (4:02)
Duração: 30:28

Músicos:
• Zeeb Parkes - vocals
• Phil Cope - guitars, bass (bass credited as Woolfy Trope)
• Graham Ditchfield - drums

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade