Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

ROCK RARITY: MESSAGE • From Books And Dreams [1973]

Artista: MESSAGE
Álbum: From Books and Dreams
Ano: 1973
Gênero: Heavy Prog, Space Rock
País: Alemanha

Este é o segundo álbum da banda MESSAGE, metade alemã e metade britânica, e consiste do mesmo line-up que iria gravar o homônimo masterpiece "Message"), e mesmo que seja um pouco menos progressista (Progressivo) do que o posterior, não deixa de ser um álbum incrível.

Aqui a banda apresenta um álbum "dark", de Hard Rock psicodélico. A produção trabalhou para uma atmosfera muito confusa, suja e embaçada que serve o álbum muito bem. 

Abrindo o disco, "Sleep" não é realmente uma canção, mais uma introdução. Um sentimento intenso, provocando vertigem, similar ao momento antes de cair na subconsciência ou no reino dos sonhos, é bem representado aqui. Obscuro, psicodélico, um humor negro - perfeito. "Dreams and Nightmares" (Dreams). é um dos dois pontos mais elevados deste álbum. Começa onde o sono foi interrompido, com um tema guitarra hipnótica, repetida por um tempo (a influência alemã) e edificada, até que uma mudança de riff e vocais (alguns podem não gostar voz de Tom McGuigan, nem sempre no tom, mas ele mais do que compensa isso com intensidade e teatralidade). Alan Murdoch brilha durante toda a canção, com riffs de Hard Rock cativantes incríveis e um tema principal que ficará preso na sua cabeça por dias, meses, talvez anos. A secção rítmica é muito agradável de ouvir. Um grande apoio para os riffs de Murdoch. Liricamente, a música brinca no absurdo dos sonhos (como em todo o álbum), portanto não espere que as letras façam muito sentido). "Turn Over!", traz um padrão de guitarra psicodélica dark que enfeita a canção, e serve como pano de fundo para o saxofone do Tom McGuigan como um lamento. Curiosidade: Esta faixa termina com as palavras "virar" que são repetidas algumas vezes no final da canção, quando a agulha chega ao fim do lp (este truque também foi usado por ANGE em "Le Cimetière des Arlequins" e, provavelmente, por inúmeros outros nesse período). "Sigh", é outro número de embalo psicodélico, mas menos "dark" do que qualquer coisa no lado um. A maioria dos acordes são mais "otimistas", mas isso não faz a canção menos interessante. Mais uma vez as linhas de guitarra de Murdoch são o foco da canção, e as melodias vocais de McGuigan também são muito interessantes.

A faixa título, "Dreams and Nightmares" (Nightmares), é o outro ponto alto do álbum. A inclusão de teclados faz um efeito assustador. Cativantes riffs "dark" por todo o caminho, progressões de acordes interessantes ... uma grande música.

Se você já gosta dos trabalhos de NEKTAR, 2066 & THEN e outros artistas que flertaram com a combinação pegajosa de Hard Rock e psicodelia, então esse segundo trabalho do MESSAGE deverá agradá-lo.

Faixas:
01. Sleer (2:51)
02. Dreams And Nightmares (Dreams) (12:45)
03. Turn Over (4:02)
04. Sigh (8:07)
05. Dreams And Nightmares (Nighmares) (13:13)
Duração: 42:18

Músicos:
- Gunther Klinger / drums 
- Tom McGuigan / vocals, woodwinds, synthesizers, Mellotron 
- Allan Murdoch / guitar 
- Horst Stachelhaus / bass 
+
- Rab / percussion
- Werner / percussion

MP3 320K link 2


Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade