domingo, 12 de janeiro de 2025

NWOBHM: SAMSON • Head On [1980]

Artista: SAMSON
Álbum: Head On
Ano: 1980
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido

Lançado em 1980, "Head On" é o segundo álbum de estúdio da banda britânica de Heavy Metal SAMSON. A arte da capa apresenta o baterista mascarado da banda, Thunderstick. "Head On", é o primeiro álbum com o futuro vocalista do IRON MAIDEN, Bruce Dickinson, nas funções vocais, embora algumas reedições posteriores de "Survivors", disco de estréia do SAMSON apresentem versões bônus alternativas de canções, refeitas com os vocais de Dickinson.

A instrumental "Thunderburst" é creditada como co-escrita por Steve Harris. A faixa é na verdade uma versão de "The Ides of March", uma das primeiras canções do IRON MAIDEN escrita durante o breve período em 1977 em que Thunderstick esteve no MAIDEN, que lançou sua própria versão no álbum "Killers" no ano seguinte, embora Steve Harris creditasse a música apenas a si mesmo, irritando os membros do SAMSON.

Uma versão paródia em estilo jazz de "Vice Versa", intitulada "Egg Timer" e creditada a Cosmo Toons e Split Knee Loons, aparece no álbum For "Gillan Fans Only", distribuído gratuitamente com as primeiras 15.000 cópias de "Gillan's Glory Road", lançado em 1980.

A faixa que abre o disco é "Hard Times", pouco empolgante com riffs comuns. "Take It Like A Man" apresenta riffs legais de se ouvir, também possui um dos melhores refrões de todo o disco, e o trabalho do baterista Thunderstick é ótimo nessa musica. "Vice Versa" é mais calminha do que as outras, tem um refrão muito bom e também contem uma das melhores atuações do Dickinson no álbum (sendo que ele já é bom nas outras) tudo isso fizeram dessa faixa uma verdadeira obra de arte. "Manwatcher" é simplesmente uma faixa boa, não tem nada de espetacular, mas o que mais se destaca nela é o ótimo riff. "To Close To Rock" tem um dos melhores riffs do disco, e o que Dickinson apresenta aqui (não só aqui mas no álbum todo), é um bom exemplo pra se perceber que Dickinson canta mais "selvagem" aqui nesse disco do que comparado com ao IRON MAIDEN, é um Bruce mais enérgico. "Thunderburst" é a primeira e única instrumental do álbum, é incrível, com bons solos a bateria faz um bom trabalho, infelizmente ela é bem curtinha, tem a participação de nada mais nada menos do que o consagradíssimo Steve Harris. "Manwatcher" é a musica seguinte, uma faixa boa, não tem nada de espetacular, ótimo riff. "Hunted" é uma ótima musica num estilo mais calmo, com bom refrão, e a voz mais calma de Dickinson. Agora temos "Take Me To Your Leader", com um bom riff, bom trabalho de bateria e baixo, Dickinson faz um trabalho muito bom, mostrando ótimos agudos em algumas partes. Infelizmente ela fica muito quebradona no refrão. "Walking Out Your Eyes" fecha o álbum, mas com uma introdução meio estranha, mais quebradona. Tem riffs agradáveis, mostra o bom vocal de Dickinson, e também é mais calma, uma boa balada.

Faixas:
01. Hard Times (4:37)
02. Take It Like A Man  (4:06)
03. Vice Versa (4:43)
04. Manwatcher  (3:33)
05. Too Close To Rock  (3:34)
06. Thunderburst (Paul Samson, Chris Aylmer, Thunderstick, Bruce Dickinson, Steve Harris) (2:05)
07. Hammerhead  (3:36)
08. Hunted  (2:57)
09. Take Me To Your Leader  (3:44)
10. Walking Out On You  (6:35)
Bonus:
11. Bruce Dickinson Interview (by Chris Welch - Oct. 5th 1989)  (12:14)
Duração: 51:52

Músicos:
• Bruce Bruce (Paul Bruce Dickinson): vocais
• Paul Samson: guitarras, vocais
• Chris Aylmer: baixo
• Thunderstick (Barry Graham Purkis): bateria, vocais

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade