domingo, 12 de janeiro de 2025

NWOBHM: TANK • Filth Hounds of Hades [1982]

Artista: TANK
Álbum: Filth Hounds of Hades
Ano: 1982
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido

TANK é o nome de duas bandas britânicas de Heavy Metal, ambas originárias de uma banda formada em 1980 por Algy Ward, ex-membro do THE DAMNED. A banda original é conhecida como integrante da "Nova onda do Heavy Metal britânico". O TANK era frequentemente comparado ao MOTORHEAD, já que ambas as bandas eram trios liderados por baixistas cantores e tocavam um metal solto, quase no estilo Punk. Após disputas legais e criativas, Algy Ward liderou uma versão do grupo enquanto os guitarristas Mick Tucker e Cliff Evans lideraram a outra.

Aqui temos "Filth Hounds of Hades", o primeiro álbum de estúdio do TANK, lançado em março de 1982 pelo selo Kamaflage. O álbum foi produzido por "Fast" Eddie Clarke, primeiro guitarrista do MOTORHEAD, e gravado entre dezembro de 1981 e janeiro de 1982 no Ramport Studios em Londres. A edição canadense da Attic Records tinha uma capa azul alternativa com os cachorros em marrom e com um logotipo diferente. O título veio de "Sir Henry at Rawlinson End", de Viv Stanshall, originalmente uma série de rádio gravada para o show de John Peel pela BBC em 1975, e mais tarde um álbum de 1978 e um filme de 1980. Em entrevista ao Sounds, o baterista Mark Brabbs disse que: "veio do livro de Viv Stanshall e soou adequado porque todos gostamos de seu humor. Parecia descrever o tipo de pessoa que veio nos ver quando começamos. eram iguais a nós, apenas dando uma festa, começando a beber todos os dias na hora do almoço, então parecia adequado, porque nós os chamávamos de The Filth mesmo então, embora não de forma depreciativa!"

o álbum gerou dois singles bem sucedidos e garantiu excursões regulares por todo o verão culminando numa famosa apresentação no Reading Festival. Realmente, o disco foi muito bem recebido (inclusive pela imprensa especializada), sendo considerado até hoje como um dos melhores álbuns do movimento NWOBHM. Contextualizando: era 1981 e o disco ao vivo "No Sleep 'Till Hammersmith", do MOTORHEAD havia entrado no nº. 1 das paradas inglesas! A NWOBHM estava em pleno andamento. Com as primeiras bandas já se destacando (como SAXON, IRON MAIDEN e DEF LEPPARD), um monte de outras famintas pela ribalta já se enfileiravam sob suas asas buscando espaço e oportunidade. O TANK era uma delas e, com o apoio de MOTORHEAD, eles tiveram inspiração e suporte para shows. O álbum é repleto de Rocks pauleiras escaldantes. Faixas como a canção-título, "Run Like Hell" e a canção de abertura "Shellshock" (com espécie bizarra de coral de homens da caverna) deixavam clara quão divertidas devem ter sido aquelas sessões de gravações movidas a um coquetel volátil de intensidade e velocidade (pense uma espécie de MOTORHEAD + IRON MAIDEN fase Paul DiAnno). Mas o álbum ainda tinha faixas digamos "mais acessíveis" como os incríveis singles "Blood, Guts & Beer" e "He Fell In Love With A Stormtrooper". A zombaria cínica de "Who Needs Love Songs" e a longa e furiosa jam de "That's What Dreams Are Made Of" também ajudaram a mostrar as qualidades da banda em velocidades menos frenéticas. Mesmo assim, foi um par de obras-primas do Punk Metal (a autoexplicativa "Struck By Lightning" e o hino "Turn Your Head Around") que garantiram "Filth Hounds Of Hades" como o melhor álbum do TANK e o qualificou como um item essencial na discoteca de qualquer fã sério de Heavy Metal. Infelizmente, como aconteceu com várias outras bandas da NWOBHM que nunca conseguiram confirmar a promessa da estreia,  lançaram alguns outros álbuns bem mais civilizados, sem a força, a eletricidade e a selvageria inicial, além de sofrerem com infortúnios (como a quebra da gravadora), mudanças de formação e novos rumos musicais.

Faixas:
01. Shellshock (3:10)
02. Struck by Lightning (3:09)
03. Run Like Hell (3:39)
04. Blood, Guts and Beer (3:42)
05. That's What Dreams Are Made Of (5:25)
06. Turn Your Head Around  (3:21)
07. Heavy Artillery (3:24)
08. Who Needs Love Songs? (3:05)
09. Filth Hounds of Hades (3:56)
10. (He Fell in Love with a) Stormtrooper (5:18)
11. Don't Walk Away [bonus track] (3:07)
12. Shellshock (different) [bonus track] (2:21)
13. Hammer On [bonus track] (4:10)
14. Don't Walk Away (live) [bonus track] (4:57)
15. The Snake (Pink Fairies cover) [bonus track] (3:34)
16. (He Fell in Love With A) Stormtrooper (different) [bonus track]
17. Blood, Guts and Beer (live) [bonus track] (4:00)
18. Steppin' on a Landmine [bonus track] (4:14)

Músicos:
• Algy Ward : Vocais, Baixo
• Peter Brabbs: Guitarras
• Mark Brabbs: Bateria



Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade