Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

GRAND FUNK RAILROAD • Live Album [1970]

 Primary 
 Artista: GRAND FUNK RAILROAD
Álbum: Live Album
Ano: 1970
Gênero: Classic Rock, Hard Rock, Blues Rock
País: Estados Unidos
 
Lançado pela Capitol Records em 16 de novembro de 1970, "Live Album" é o primeiro álbum ao vivo da banda americana de GRAND FUNK RAILROAD. O primeiro single, "Mean Mistreater", foi lançado em 23 de novembro e o segundo, "Inside Looking Out", foi lançado em janeiro de 1971. Foi originalmente lançado como um álbum duplo no formato LP, e as reedições subsequentes no formato de disco compacto foram conjuntos de discos duplos e individuais.

A capa do álbum mostra uma fotografia da banda no Atlanta International Pop Festival durante o fim de semana de 4 de julho de 1970, mas nenhuma música foi realmente gravada lá. De acordo com o encarte da reedição do CD de 2002, o álbum foi gravado no Jacksonville Coliseum em 23 de junho de 1970, com exceção de "Paranoid" e "Inside Looking Out", que foram gravadas no West Palm Beach Civic Auditorium em 24 de junho de 1970. "Heartbreaker" está listada como gravada em Jacksonville ou West Palm Beach. Outras três faixas ("In Need", "Heartbreaker" e "Mean Mistreater") gravadas no The Orlando Sports Center em 25 de junho de 1970, estão incluídas como faixas bônus no CD "Closer to Home" edição de 2002. O álbum orginal também incluía um pôster promocional.

A recepção de "Live Album" pelos críticos musicais na época de seu lançamento foi bastante desfavorável. Uma crítica moderna do feita por James Chrispell para AllMusic afirmou a opinião de que as pessoas amavam ou odiavam o álbum. Chrispell também opinou que GRAND FUNK RAILROAD foi o show ao vivo mais popular de seu tempo e disse que os shows da banda eram extremamente poderosos.

Em 1970, o GRAND FUNK já tinha na bagagem três discos de estúdio lançados em um intervalo de menos de dois anos, todos malhados pela crítica, mas amado pelos fãs e, com seus shows enérgicos, Mark Farner, Mel Schacher e Don Brewer aproveitaram a popularidade que o grupo estava alcançando e registraram essas canções durante a exitosa turnê de 1970.

Mark Farner era o guitarrista/vocalista e também o principal compositor, porém não abdicou a sua forma despojada e crua de tocar nesse "live", ainda mais que estava bem acompanhado do vibrante baixo de sonoridade única de Mel Schacher, que era bem potente e distorcido, enquanto Don Brewer destruía tudo na bateria. Tudo isso transformado em energia e vigor dos músicos que fizeram performances intensas a ponto de conseguirmos ouvir a respiração ofegante dos caras por conta do imenso esforço.

Depois da introdução que dura mais de dois minutos, o grupo começa com tudo em "Are You Ready", onde é possível ouvir o grito do público que consegue ser mais alto que o dos instrumentos, alguns acreditam que isso só foi possível porque o produtor Terry Knight aumentou o som da plateia. Depois, só "pedrada" como o trio energizado tocando "Paranoid", "In Need", a ótima balada "Heartbreaker", e a obrigatória "Inside Looking Out", que encerra o disco 1

O segundo disco começa no lado A com "Words Of Wisdom", que é um trecho falado e, em seguida, mais petardos: "Mean Mistreater", a única inédita da obra: "Mark Says Alright", feita de uma jam onde Don conduz quando o baixo e a guitarra devem entrar e "T.N.U.C.", que tem todo o protagonismo de Don Brewer e seu absurdamente maravilhoso solo de bateria. Já o lado B (quarto e último lado do registro), fica todo por conta de "Into The Sun", com Mark Farner levando o público ao delírio com a sua performance.

Esse incrível álbum foi o atestado definitivo de que o GRAND FUNK era uma banda de estrada e que, embora a produção não tenha sido das melhores, "Live Album" que foi alvo de críticas, foi sucesso de público, vendendo mais de dois milhões de cópias, rendendo disco de ouro pela RIAA apenas uma semana após o seu lançamento, alcançando o quinto lugar da Billboard 200 e tornando o único álbum do grupo a ficar na parada de discos de R&B, quando ocupou em 17° lugar.

Definitivamente, "Live Album" é daqueles típicos trabalhos que a gente ouve por inteiro e que, ao terminar, fica aquela impressão de “mas já?”. Vale a pena conferir.

Resenha original em: Cultura e Futebol

Faixas:
LP:
Lado 1
01. Introduction (2:30)
02. Are You Ready? (3:34)
03. Paranoid" (6:20)
04. In Need" (9:50)

Lado 2
01. Heartbreaker" (6:58)
02. Inside Looking Out" (12:22)

Lado 3
01. Words of Wisdom" (0:55)
02. Mean Mistreater" (4:40)
03. Mark Says Alright" (5:10)
04. T.N.U.C." (11:45)

Lado 4
05. Into the Sun" (12:10)
 
CD:
01. Introduction (2:27)
02 Are You Ready? (3:39)
03. Paranoid (7:20)
04. In Need (10:58)
05. Heartbreaker (7:10)
06. Words of Wisdom (0:52)
07. Mean Mistreater (4:53)
08. Mark Says Alright (5:14)
09. T.N.U.C. (10:54)
10. Inside Looking Out (13:43)
11. Into the Sun (11:24)

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade