Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

HUMBLE PIE > Performance Rockin' the Fillmore > 1971

https://m.media-amazon.com/images/I/71hBwC3fQdL._UF1000,1000_QL80_.jpg
Artista: HUMBLE PIE
Álbum: Performance Rockin' the Fillmore
Ano: 1971
Gênero: Classic Rock, Hard Rock, Blues Rock
País: Inglaterra

Gravado no Fillmore East na cidade de Nova York de 28 a 29 de maio de 1971, "Performance Rockin' the Fillmore" é um álbum ao vivo lançado pelo grupo de Blues-Rock inglês HUMBLE PIE, que alcançou a 21ª posição na Billboard 200, #32 no Canadá, e entrou no Top 40 do Reino Unido. As vendas constantes do álbum ajudaram-no a se tornar o primeiro disco de ouro da banda na RIAA. Sua popularidade ajudou o álbum anterior da banda, "Rock On", a alcançar o status de álbum de ouro.

Em 29 de outubro de 2013, a Omnivore Recordings lançou todos os quatro sets gravados naquele fim de semana como um conjunto de quatro CDs "Performance: Rockin' the Fillmore-Complete Recordings".


Com duração de uma hora, o álbum original contém uma música autoral e várias versões cover. "I Don't Need No Doctor" foi o maior sucesso do álbum, tendo sido lançado como single editado e alcançando a posição 73 na Billboard Hot 100 em outubro de 1971. A canção listada como "Four Day Creep", e atribuída à clássica cantora de Blues Ida Cox, não tem nenhuma semelhança melódica ou lírica com sua composição auto-gravada com esse título. A versão single de "I Don't Need No Doctor" foi acompanhada por "A Song for Jenny" do álbum "Rock On", que Marriott escreveu para sua primeira esposa, Jenny Rylance. Nesse disco, os músicos abusam das experimentações, jams e participação do público, isso tudo cria uma vibe única.

Alguns (poucos) discos ao vivo tem um nível de qualidade inquestionável e não apenas isso, eles ajudaram a formar o gênero do "Rock clássico". Tamanha missão só poderia ser cumprida por bandas do calibre de HUMBLE PIE.

A banda vinha do lançamento de dois discos excelentes, "Humble Pie" de 1970 e "Rock On" de 1971, ambos já contendo grandes hits da banda e com produções muito boas, de fato passando todo o feeling pela voz assustadora de Steve Marriott. E em 1971 eles tiveram a melhor idéia que eles poderiam ter, lançaram um show simplesmente perfeito de uma apresentação na grande casa de shows Fillmore East, onde o ALLMAN BROTHERS também haviam gravado um disco irretocável no mesmo ano.

Por incrível que pareça, uma das grandes sacadas desse disco é a produção, você se sente lá na frente do palco, os instrumentos soam perfeitamente mas ao mesmo tempo a gente sente toda a vibração da banda e do público, é inacreditável. A guitarra de Peter Frampton está ardente e muito proeminente assim como a voz de Marriott que neste show ele desfila uma das maiores performances vocais de todos os tempos, é do início ao fim com a voz lá no alto.

Como curiosidade,
depois que o álbum foi mixado, e pouco antes de ser lançado, o guitarrista Peter Frampton deixou a banda devido ao crescente atrito entre ele e Steve Marriott.
 
De considerações finais, "Performance Rockin’ The Fillmore", mudou totalmente o jogo para o HUMBLE PIE que a partir daqui atingiria um nível das grandes bandas de Rock da época e posteriormente enquadraria qualquer lista dos 5 discos ao vivo melhores e maiores importantes de todos os tempos!
 
Tracks:
01. Four Day Creep (3:46)
02. I'm Ready (8:30)
03. Stone Cold Fever (6:16)
04. I Walk On Gilded Splinters (23:24)
05. Rolling Stone (16:04)
06. Hallelujah (I Love Her So) (5:07)
07. I Don't Need No Doctor (9:15)
Time: 72:37

Musicians:
- Steve Marriott: guitar, vocals, keyboards, harmonica
- Peter Frampton: guitar, vocals
- Greg Ridley: bass, vocals
- Jerry Shirley: drums
 
Mais detalhes aqui: Entre Acordes

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade