Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

JUDAS PRIEST • Rocka Rolla [1974]

  

Artista: JUDAS PRIEST
Álbum: Rocka Rolla
Ano: 1974
Gênero: Classic Rock, Hard Rock, Heavy Metal
País: Reino Unido

Lançado em 6 de setembro de 1974 pela Gull Records, "Rocka Rolla" é o primeiro álbum de estúdio da banda inglesa de Hard Rock/Heavy Metal JUDAS PRIEST. Foi produzido por Rodger Bain, que se tornou conhecido como produtor dos três primeiros álbuns do BLACK SABBATH. "Rocka Rolla" é o único álbum do JUDAS com a participação do baterista John Hinch.

De acordo com a banda, o álbum inteiro foi tocado ao vivo no estúdio, em vez dos músicos  gravarem suas partes individualmente. Também segundo a banda, houve problemas técnicos no estúdio, resultando em má qualidade de som e chiados no álbum. O guitarrista Glenn Tipton tinha acabado de entrar quando a gravação de "Rocka Rolla" começou; suas únicas contribuições de composição aceitas pelo produtor Rodger Bain foram na faixa-título e em "Run of the Mill". Ele criou as canções "Tyrant", "Epitaph" e "Ripper", mas Bain não as considerou comerciais o suficiente e as rejeitou. Bain também rejeitou a música "Whiskey Woman", que mais tarde, com contribuições de Tipton, se transformou em "Victim of Changes". Essas músicas foram eventualmente incluídas no próximo álbum, "Sad Wings of Destiny". Além disso, "Winter", "Deep Freeze" e "Winter Retreat" formam uma suíte, mas são listadas como faixas separadas e divididas como tal em algumas versões em CD.

Várias das músicas do álbum apresentam contribuições do anterior vocalista da banda, Al Atkins, e fizeram parte regular de suas apresentações ao vivo em Manchester, onde a banda alcançou seguidores cult durante os anos anteriores. A faixa "Caviar and Meths" é originalmente uma composição de 14 minutos escrita por Atkins, Downing e Hill, mas devido a limitações de tempo, apenas a introdução da música aparece no álbum foi. Uma versão mais longa de 7 minutos da música aparece no álbum de 1998 de Atkins, "Victim of Changes". Esse álbum também contém covers de "Winter" e "Never Satisfied".

Na época do lançamento de "Rocka Rolla", a banda ainda não havia desenvolvido seu visual característico de couro e tachas. O JUDAS participou do programa de televisão britânico The Old Gray Whistle Test em 1975, apresentando "Rocka Rolla" e "Dreamer Deceiver", e seu guarda-roupa era muito "hipificado", como disse o jornalista Malcolm Dome. Esta filmagem foi incluída no DVD "Electric Eye". Além disso, o álbum é mais orientado para o Blues/Hard Rock do que seus lançamentos posteriores, e também tem algumas leves influências de Rock Progressivo que continuariam até "Stained Class", mas em menor grau, e seriam abandonadas em lançamentos posteriores. Isso torna o estilo do álbum virtualmente irreconhecível quando comparado com álbuns posteriores do PRIEST, embora "Rocka Rolla" apresente guitarras duplas, e "Run of the Mill" seja a primeira música que foi explicitamente projetada para o alcance vocal de Halford, e não de Atkins.

O baterista John Hinch foi demitido logo após o lançamento de "Rocka Rolla" e Tipton mais tarde se referiria a ele como sendo "musicalmente inadequado" para os planos futuros da banda. Rob Halford fez uma breve explicação antes de tocar "Never Satisfied" durante a Epitaph Tour, já que houve "alguns olhares vazios" do público durante a execução da música.

Houveram vários relançamentos de "Rocka Rolla", ao longo dos anos e, em 1984, foi lançado com um design de capa diferente. A arte original da capa do álbum "tampa de garrafa" foi inicialmente planejada pelo designer John Pasche para uso com um álbum não especificado dos ROLLING STONES. A banda entrou com uma ação judicial junto à empresa Coca-Cola. A arte da capa da reedição (do artista Melvyn Grant, e originalmente usada como capa do romance The Steel Tsar) também foi usada para o Capa americana de Ballistix para TurboGrafx-16 e Amiga.

A maioria das músicas de "Rocka Rolla" não são tocadas pelo JUDAS PRIEST ao vivo desde meados dos anos 1970, embora a banda solo de Halford tenha tocado "Never Satisfied" durante shows ao vivo em 2003, e a mesma música fizesse parte do setlist do Epitaph World Percorrer. "Rocka Rolla" foi tocada pela primeira vez desde 1976 no Bloodstock Open Air em 2021. A turnê de "Rocka Rolla" foi a primeira turnê internacional do JUDAS PRIEST com datas na Alemanha, Holanda, Noruega e Dinamarca incluindo um show no Hotel Klubben em Tønsberg, a uma hora de Oslo, Noruega, que lhes rendeu uma crítica um tanto negativa em a imprensa local.

o lançamento de "Rocka Rolla" obteve pouca recepção, vendendo "apenas alguns milhares de cópias". Por ter fracassado, a banda se viu em dificuldades financeiras. Em particular, falaram de noites em que passavam fome e não sabiam quando iriam fazer a próxima refeição. Eles tentaram entrar em um acordo com a Gull Records para pagar-lhes £ 50 por semana, mas a Gull, que também estava sofrendo problemas econômicos, recusou. Em uma revisão retrospectiva, AllMusic deu a "Rocka Rolla" uma classificação de 2,5 em cinco estrelas, e disse que embora tenha sido uma "estreia incompleta e pouco focada", o álbum "definitivamente sugere o potencial e originalidade do JUDAS PRIEST".
 
Faixas:
01. One For The Road (4:34)
02. Rocka Rolla (3:03)
03. Winter (1:41)
04. Deep Freeze (1:20)
05. Winter Retreat (3:27)
06. Cheater (2:55)
07. Never Satisfied (4:47)
08. Run Of The Mill (8:29)
09. Dying To Meet You (6:15)
10. Caviar And Meths (1:58)
Bonus:
11. Diamonds And Rust (Joan Baez) (3:12)

Músicos:
- Robert John Arthur "Rob" Halford: vocais, harmonica
- Kenneth "K.K." Downing: Guitarra lider
- Glenn Raymond Tipton: Guitarras, sintetizadores, backing vocals
- Ian Frank Hill: Baixo
- Frederick "John" Hinch: Bateria

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade