Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

domingo, 28 de janeiro de 2024

O HARD ROCK DOS ANOS 60 E 70

Definição:
Hard rock é um estilo musical, subgênero do rock que tem suas raízes no Rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música Rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos. A formação típica era constituída por bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado, além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Nos finais dos anos 1960, os termos Hard Rock e Heavy Metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade. Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o Hard Rock manteve sua identidade Blues e algum swing na batida, as melodias do Heavy Metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing.

História:
O Hard Rock surgiu nos anos 1960, esse termo começou a ser usado para descrever bandas que tinham um som potente, em oposição ao Soft Rock que é geralmente mais amigável às rádios e orientado ao Pop.

Foi muito influenciado pelo Blues; a escala usada mais frequentemente no gênero é a pentatônica, uma escala típica do Blues. Ao contrário do Rock and Roll tradicional, que tinha elementos do Blues "antigo", o Hard Rock incorpora elementos do "Blues britânico", um estilo de Blues tocado com instrumentos mais modernos. Uma característica que separava, no entanto, as formas tradicionais do Blues do Hard Rock é que este raramente se restringia aos acordes I, IV e V que predominavam no Blues de doze ou dezesseis compassos, e incluía em seu lugar outros acordes, normalmente maiores, com raízes em tonalidades da escala menor.

O termo Hard Rock é usado atualmente para definir aquelas bandas de Rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como Rock and Roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como Heavy Metal. O termo é associado erroneamente a diversos estilos do Rock, ou até mesmo do Heavy Metal, que têm como aspecto comum apenas estarem igualmente distantes do Pop Rock - embora esta associação não seja correta. Alguns exemplos disto são o Punk Rock, que usa tempos mais rápidos, menos melodia, menos riffs e letras mais agressivas do que o Hard Tock, e o Grunge.

Década de 60
Como já foi dito, uma das principais influências do Hard Rock é o Blues, especialmente o Blues britânico. Bandas de Rock britânicas, como o CREAM, ROLLING STONES, THE YARDBIRDS, THE WHO e THE KINKS modificaram o Rock and Roll, adicionando sons mais duros, riffs de guitarra mais pesados, uma bateria bombástica e vocais mais altos. Este som criou a base do Hard Rock. As primeiras formas do estilo podem ser ouvidas nas canções "You Really Got Me", do KINKS, "Shapes of Things", do YARDBIRDS, "My Generation" do THE WHO e "(I Can't Get No) Satisfaction" dos ROLLING STONES.

Nesse mesmo tempo, nos Estados Unidos, o guitarrista Jimi Hendrix produzia uma forma de Rock psicodélico, influenciado pelo Blues, que combinava elementos do Jazz para criar um gênero único. Foi um dos primeiros guitarristas a experimentar como novos efeitos de guitarra, como phaser, microfonia e distorção, juntamente com Dave Davies, do KINKS, Pete Townshed do THE WHO, Eric Clapton, do CREAM, e Jeff Beck, do YARDBIRDS.

O Hard Rock veio à tona com bandas britânicas do fim da década de 1960, como o LED ZEPPELIN, que misturava a música das primeiras bandas de Rock do país com uma forma mais intensa de Blues Rock e Acid Rock. O DEEP PURPLE ajudou a inovar no gênero, com os seus álbuns "Shades of Deep Purple" (1968), "The Book of Taliesyn" (1968) e "Deep Purple" (1969), porém só se destacaram com seu quarto álbum (marcadamente mais pesado), "In Rock" (1970). "Led Zeppelin" (1969), o primeiro álbum da banda homônima, e "Live at Leeds" (1970), do THE WHO, são exemplos da música deste início do Hard Rock. As origens do Blues estão clara nestes álbuns, e algumas canções de artistas conhecidos do Blues foram adaptadas ou mesmo interpretadas neles.

Década de 70
O terceiro álbum do LED ZEPPELIN, "Led Zeppelin III" (1970), estava mais próximo do Folk Rock do que o anterior, porém mantinha os aspectos mais pesados de sua música. Em 1971 o THE WHO lançou seu aclamado álbum "Who's Next".

A transformação do Hard Rock feita pelo DEEP PURPLE continuou em 1972, com seu álbum "Machine Head", considerado um dos primeiros álbuns de Heavy Metal - embora membros da banda recusem este rótulo. Duas canções do álbum, em especial, obtiveram muito sucesso: "Highway Star" e "Smoke on the Water"; o riff principal da última, feito de quatro power-chords, fez dela a música "tema" da banda. NAZARETH, uma banda escocesa, era responsável por uma variante de Hard Rock que comercializou o gênero ainda mais, através de seu álbum "Hair of the Dog", de extremo sucesso e que, por sua vez, influenciou diversas outras bandas.

Durante a década de 1970 o Hard Rock se ramificou numa série de subgêneros; em 1972 o pioneiro do Rock macabro, ALICE COOPER, colocou o Hard Rock nas paradas de sucesso, com seu álbum "School's Out", que ficou entre os dez mais vendidos daquele ano. No ano seguinte, o AEROSMITH, QUEEN e MONTROSE lançaram seus álbuns de estréia, demonstrando as diversas direções para qual o Hard Rock estava se deslocando, flertando com vários gêneros musicais. Em 1974 o BAD COMPANY lançou seu álbum de estréia, e o QUEEN lançou seu terceiro disco, "Sheer Heart Attack", com a faixa "Stone Cold Crazy" - que influenciou diversos artistas do Thrash Metal nos anos 80 como METALLICA e MEGADETH. O QUEEN utilizou-se de vocais e guitarras superpostas, misturando o Hard Rock com o Glam Rock, Rock Progressivo e até mesmo com a Ópera. O KISS lançou seus primeiros três álbuns, "Kiss", "Hotter Than Hell" e "Dressed to Kill", em pouco mais de um ano, conseguindo um tremendo sucesso comercial com seu álbum duplo ao vivo, "Alive!", em 1975, o Grupo Australiano AC/DC lança seu primeiro álbum internacional o "High Voltage". O trio canadense RUSH lançou dois álbuns distintivamente Hard Rock em 1974 e 1975, "Rush" e "Fly by Night", antes de mudar definitivamente rumo a um som mais Progressivo.

Em 1976, a banda norte-americana BOSTON lançou seu álbum de estréia, extremamente bem-sucedido, enquanto o HEART abriu o caminho para as mulheres no gênero, com o lançamento naquele ano de seu álbum de estreia, "Dreamboat Annie'. A banda irlandesa THIN LIZZY, que já existia desde a década anterior, finalmente obteve sucesso comercial a partir de 1976, com seu álbum "Jailbreak" e especialmente o seu single principal, "The Boys Are Back in Town."

À saída em 1975 do guitarrista do DEEP PURPLE, Ritchie Blackmore seguiu-se a morte repentina do seu substituto, Tommy Bolin, em 1976, o que colocaria um ponto final na carreira da banda nos anos 70. A dissoulção do DEEP PURPLE gerou 3 bandas "filhas", O o RAINBOW (liderado por Blackmore), o WHITESNAKE (de David Coverdale) e a Ian Gillan Band. Em 1978 o baterista do THE WHO, Keith Moon, morreu enquanto dormia, vítima de uma overdose. Com o surgimento da música disco nos Estados Unidos e do Punk Rock no Reino Unido, o Hard Rock começou a perder popularidade; o Punk, em especial, assumiu o papel de rebeldia que o Hard Rock costumava ter. Enquanto isso, o BLACK SABBATH se distanciou do aspecto sombrio de seus primeiros trabalhos, com álbuns como "Technical Ecstasy".

Nessa mesma época, em contramão a queda do hard rock, o guitarrista Ted Nugent começa a se destacar depois da dissolução da sua antiga banda THE AMBOY DUKES, alcançando hits como "Cat Scratch Fever", "Stranglehold" e "Free-for-All".

VAN HALEN, outra banda importante no Hard Rock, surgiu em 1978. Sua música baseava-se principalmente nas habilidades de Eddie Van Halen na guitarra, que popularizou uma técnica do instrumento conhecida como tapping, demonstrada com clareza na canção "Eruption", do álbum "Van Halen".

Em 1979 as diferenças entre o Hard Rock e o movimento Heavy Metal, que começava a se popularizar, foram acentuadas quando a banda australiana de Hard Rock, AC/DC, lançou seu segundo álbum mais vendido, "Highway to Hell". A música da banda baseava-se explicitamente no Rhythm & Blues e no Hard Rock do início da década, e o grupo recusava abertamente o rótulo de "heavy metal".

A década de 70 encerra com uma certa mistura de Hard Rock com Heavy Metal por algumas bandas que ainda não abriam mão dos riffs de Blues, mas no entanto aderiam aos riffs pesados e influências Progressivas em suas composições geralmente densas e com presença de forte bateria e baixo

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade