Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ROCK RARITY: ASTERIX • Asterix [1970]

Artista: ASTERIX
Álbum: Asterix
Ano: 1970
Gênero: Heavy Prog
País: Alemanha

Formada em 1970, a banda alemã ASTERIX lançou esse único trabalho homônimo, e mais tarde mudaria o nome para LUCIFER'S FRIEND, já com uma proposta sonora bem mais pesada. Fãs da banda consideram este como já sendo do LUCIFER´S FRIEND, só que com outro nome.

O guitarrista/vocalista Peter Hesslein começou a sua carreira musical em 1963 com uma banda chamada GIANTS. Peter Hecht e Dieter Horns eram ambos membros de um grupo conhecido como GERMAN BOUNDS. Hesslein aderiu ao BONDS em 1968, que sobreviveu até 1970. Neste momento os vários membros retomaram os estudos de design gráfico, em uma tentativa de garantirem uma carreira mais promissora. Mas o apelo do Rock n' Roll era muito forte, e nos finais de 1970, os ex-integrantes do GERMAN BOUNDS, em conjunto com Joachim Reitenbach, decidiram gravar um álbum. Precisando de um cantor, finalmente encontraram John Lawton, que tinha sido do grupo STONEWALL. A nova banda passou a 
se chamar ASTERIX.

A sonoridade é um Hard Rock bem direto e com boas doses de peso (típico do começo dos anos 70). É um Rock bem básico, e apesar de ser um pré-LUCIFER'S FRIEND, John Lawton, é o único elemento que faz lembrar de coisas dessa clássica banda dos anos 70.

A faixa que abre o disco é "Everybody", uma memorável canção mainstream Pop-Rock cheia de alma Soul onde o refrão "Everybody", é repetido muitas vezes .., inclui um saboroso (mas certamente não o suficiente!) solo de Hammond. E é o único solo de B-3 em todo o álbum! "If I Could Fly" começa prometendo um pouco de guitarra e riffs de órgão, mas depois de um tempo o Pop Rock retorna. Em "Look Out" John Lawton finalmente assume os vocais. Essa é mais uma uma faixa Pop Rock mainstream. "Gone From My Life" tem riffs simples de guitarra e linhas de piano ainda mais simples. No meio há um bom solo de piano Jazz-Blues. "Broken Home"  começa muito promissora, mas depois de um tempo eles voltaram a mais um Rock'n'Roll padrão. "Time Again", é uma grande composição, com uma atmosfera um pouco dramática e psicodélica. Extensas passagens de piano inspiradas em clássicos são realmente grandiosos. 
"Jump Into My Ation" é um Hard Rock construído em cima de um piano básico e licks de guitarra repetitivos. "Open Up Your Mind" é outra trilha com piano e violão,  Rock and Roll mainstream como muitos outras neste disco. "Corner Street Girl" se assemelha a outras músicas anteriores, sem nada de interessante. "Change in You" é um pouco semelhante ao material gravado por Lawton com URIAH HEEP no final dos anos 70. Os riffs de guitarra são bastante cativantes. "Morning At My Dawn" é a composição mais longa e a que fecha o álbum. Finalmente o órgão voltou para criar uma atmosfera misteriosa. Cerca de 2 minutos de Hammond são seguidos por agradáveis ​​solos de piano e guitarra.

Faixas:
01. Everybody
02. If I Could Fly
03. Look Out
04. Gone From My Life
05. Broken Home
06. Time Again
07. Jump Into My Action
08. Open Up Your Mind
09. Corner Street Girl
10. Change In You
11. Morning At My Dawn

Músicos:
- George Monroe - lead vocals (track 1 &2)
- John Lawton - lead vocals (tracks 3-11)
- Tony Cavanna - lead vocals (tracks 3-11)
- Peter Hecht - organ, piano, keyboards
- Peter Hesslein - guitars, vocals
- Dieter Horns - bass, vocals
- Joachim Addi Rietenbach - drums, percussion.

MP3 320K / pass = rarities
MP3 320K




Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade