Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ROCK RARITY: MAY BLITZ • May Blitz [1970]

Artista: MAY BLITZ
Álbum: May Blitz
Ano: 1970
Gênero: Hard Rock

O MAY BLITZ foi um Power trio britânico de Heavy Rock que esteve em atividade no começo da década de 1970.

O grupo foi formado em 1969 pelo baixista Terry Poole e o baterista Keith Baker, a "cozinha" do trio de Blues-Rock BAKERLOO (ambos deixaram a banda quando Clem Clempson juntou-se ao COLOSSEUM). Jamie Black juntou-se ao grupo nos vocais e guitarras, mas tanto Poole quanto Baker deixaram o grupo antes de ele gravar algo. Poole juntou-se ao VINEGAR JOE e Baker ao URIAH HEEP. Black então adicionou o seu compatriota Reid Hudson no baixo e Tony Newman, que havia tocado com Jeff Beck, THE HOLLIES e SOUNDS INCORPORATED, na bateria.

Após algum tempo tocando em pubs do Reino Unido, o grupo assinou um contrato com a Vertigo Records e lançou o seu álbum de estreia (Vertigo - 6360 007), em 1970. Apesar de conter uma excelente música pesada mostrando um som poderoso, típico de Power trio, destacando-se, sobremaneira, o estilo agressivo de Black, não conseguiu emular o sucesso dos seus colegas de gravadora, URIAH HEEP e BLACK SSABBATH. O álbum tornou-se mais conhecido pela marcante capa distintiva, um desenho pouco lisonjeiro de uma mulher obesa, que foi projetada pelo cartunista da NME Tony Benyon, e o lançamento original vendeu moderadamente. O álbum tem muito boa qualidade de som e produção. Foi reeditado conjuntamente com seu álbum posterior pela Beat Goes On (cd BGOCD153).

A primeira faixa "Smokin 'the Day Away", começa lentamente, quase pesada, e se desenvolve em um jam antes de retornar ao tema principal. Possui um bom trabalho de bateria (um tambor fino e metálico incomum soando efeitos de guitarra). "I Don't Know", é uma canção com bastante Blues, e um ótimo trabalho instrumental que demonstra muito bem o talento dos músicos, incluindo o furioso solo de guitarra. "Dreaming", como o título sugere, é uma canção em formato de melodia onírica lenta com violão e cintilantes címbalos, então momentaneamente acelera em um frenesi de gritos vocais estilo "Arthur Brown", de tom rápido e guitarra slide. "Squeet" é uma música incomum que se desenvolve em um andamento de estilo dançante e balanceado com solos de guitarra bem dedilhados. "Tomorrow May Come" fala sobre o sonho de um mundo melhor, é uma música lenta e etérea com vocais ecoados, bateria e guitarra típicas do clima psicodélico sessentista. "Fire Queen" começa num  ritmo acelerado  com vocais gritados e tambores trovejantes. Ondas batendo introduzem a última faixa "Virgin Waters", uma bela canção sobre o primeiro amor , que contém alguns efeitos adoráveis, vocais sussurrados, brilhante percussão e violão que constroem um clímax pesado.

Em geral MAY BLITZ é um grupo brilhante e apresenta aqui um álbum incrível, definitivamente mais uma obra-prima essencial para qualquer coleção de Heavy Psych/Space Hard/Rock.

Faixas:
01. Smoking the Day Away (8:19)
02. I Don't Know? (4.52)
03. Dreaming (6:40)
04. Squeet (6:51)
05. Tomorrow May Come (4:47)
06. Fire Queen (4:14)
07. Virgin Waters (6:56)
Duração: 42:39

Músicos:
- James Black / lead vocals, guitar
- Reid Hudson / bass
- Tony Newman / drums

MP3 320K / pass = rarities

 

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade