Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

THE DOORS > Absolutely Live > 1970

 https://m.media-amazon.com/images/I/91Ii3pgoziL._UF1000,1000_QL80_.jpg 
Artista: THE DOORS
Álbum: Live Album
Ano: 1970
Gênero: Classic Rock, Hard Rock, Blues Rock
País: Estados Unidos

Lançado em 20 de julho de 1970 pela Elektra Records, "Absolutely Live" é o primeiro álbum ao vivo da banda de Rock norte-americana THE DOORS, e traz músicas gravadas em shows realizados entre 21 de julho de 1969 a 8 de maio de 1970 em diversas cidades dos EUA. O álbum alcançou a oitava posição na Billboard 200 em setembro de 1970, e vendeu apenas 225.000 cópias, metade do que "Morrison Hotel", havia vendido. A crítica Gloria Vanjak, da revista Rolling Stone, escreveu uma crítica contundente do álbum, destacando a performance de Morrison em particular e referindo-se a "Celebration of the Lizard" como "rançosa". Robert Christgau, do The Village Voice, deu uma crítica mais favorável, elogiando suas "fortes performances e áudio", mas concluiu que "não gosto de répteis quando a música acaba, muito menos enquanto está tocando".

Muitos shows foram gravados durante a "Roadhouse Blues Tour" em 1970 para criar o "Absolutely Live". O produtor e colaborador de longa data do THE DOORS, Paul A. Rothchild, afirmou ter editado meticulosamente o álbum de muitos shows diferentes para criar um show coeso. De acordo com Rothchild, a melhor parte de uma música de uma apresentação pode ter sido unida com outra parte da mesma música de outra apresentação, na tentativa de criar "o concerto definitivo". Rothchild disse: "Eu não conseguia fazer tomadas completas de muitas músicas, então às vezes eu cortava de Detroit para Filadélfia no meio da música. Deve haver 2.000 edições naquele álbum." as faixas foram retiradas das apresentações dos DOORS no Felt Forum na cidade de Nova York em 17 e 18 de janeiro de 1970.

O disco também inclui o primeiro lançamento completo da peça performática "Celebration of the Lizard" e várias outras faixas que não haviam aparecido anteriormente em nenhum lançamento oficial do DOORS. "Celebration of the Lizard" aparece em sua totalidade, que havia sido originalmente tentada em estúdio durante as sessões de "Waiting for the Sun", mas acabou sendo abandonada. Também se encontram no álbum várias músicas novas: "Love Hides", "Build Me a Woman", "Universal Mind", "Dead Rats, Dead Cats" (apresentada como um preâmbulo de "Break on Through") e versões cover de Bo Diddley's "Who Do You Love?" e "Close to You" de Willie Dixon (esta última com vocais do tecladista Ray Manzarek).

Em uma revisão retrospectiva para AllMusic, William Ruhlmann observou que o álbum "demonstrou que, em concerto, os DOORS poderiam ser uma experiência enervante e também edificante". No entanto, ele lamentou o fato de Morrison parecer "tratar todo o exercício como uma charada" e opinou que várias faixas "definharam consideravelmente em comparação com as versões de estúdio mais elegantes". Escrevendo para Classic Rock, o crítico Max Bell elogiou o álbum, observando que continua sendo o "documentário orgânico" que a banda imaginou. Julian Casablancas do Strokes citou a faixa do álbum "Universal Mind" como sua favorita.

Em 1991, "Absolutely Live" foi lançado em CD como parte do conjunto de dois CDs In Concert, que também incluía os álbuns ao vivo, "Alive, She Cried" e "Live at the Hollywood Bowl". Em 2010, foi relançado em vinil de 180 gramas pela Rhino Records em seu formato original de LP duplo e apresentando sua arte original, tanto nos EUA quanto no Reino Unido.

Tracks:

LP version:

Side one:
1. Who Do You Love?  (8:42)
2. Medley: 10:35
   Alabama Song (Whiskey Bar)
   Back Door Man"
   Love Hides"
   Five to One"
Total: 19:17

Side two:
1. Build Me a Woman (3:33)
2. When the Music's Over (14:49)
Total: 18:33

Side three:
1. Close to You  (5:27)
2. Universal Mind (4:54)
3. Break On Thru, #2" (7:26)
Total: 18:00

Side four:
1. Celebration of the Lizard (14:28)
2. Soul Kitchen (7:15)
Total: 21:42

Musicians:
- Jim Morrison – vocals
- Ray Manzarek – organ, keyboard bass, lead vocals on "Close to You", backing vocals
- Robby Krieger – guitar
- John Densmore – drums

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade