Artista: BULBOUS CREATION
Álbum: You Won't Remember Dying
Ano: 1970/1994
Gênero: Hard Rock
País: Estados Unidos
BULBOUS CREATION foi uma banda de Hard Rock estadunidense, da região de Missouri - Kansas, que gravou entre 1969 e 1970, apenas esse raro disco, intitulado "You Won't Remember Dying". A banda liderada por Paul Parkinson (guitarra rítmica e vocais) contava também com Jim Wine no baixo, Chuck Horstmann na bateria e Alan Lewis na guitarra.
Nascido e criado no lado oeste do Rio Missouri em Prairie Village, Kansas, Paul Parkinson usou seu ambiente semi-isolado como combustível para suas letras fantásticas. Uma série de bandas informais foram formadas no ensino médio com seu amigo de infância Jim "Bugs" Wine e um elenco rotativo de bateristas. A banda foi colocada no gelo em 1966 para o alistamento de Wine, e ele passou os três anos seguintes estacionado na Coréia, Alemanha e Fort Riley, Kansas, onde passou seu tempo livre aprimorando suas habilidades de baixo a um ponto fino. Dispensado honrosamente no clima inebriante do último ano dos anos 60, Wine mergulhou na potente corrente de liberdade e consciência superior que fluía em todas as cidades. Ele conseguiu um apartamento em Kansas City com outro amigo de infância cujo cabelo estava se acumulando em volta da gola e um emprego em aviônica. Foi aqui que ele se reconectou com Paul.
Wine já estava pensando em montar uma banda. Um anúncio pessoal no KC Star o colocou em contato com o guitarrista Alan Lewis, que tinha um talento monstruoso e familiaridade com BLACK SABBATH e URIAH HEEP. Lewis e Wine se deram bem imediatamente, mas não tinham a natureza introspectiva de verdadeiros compositores. Wine convidou o escritor Parkinson a aplicar suas letras e ideias melódicas à sua base pesada. No banco da bateria estava Chuck Horstmann. Sem nenhuma razão identificável, Lewis pensou que o termo "Bulbous" se aplicava ao som deles e queria nomear a banda assim. Seus companheiros recusaram, mas aplicar o ligeiramente cósmico "Creation" a ele pelo menos deixou rolar da língua. Seu repertório totalmente original fez com que fosse uma reserva difícil, e os lucros não se materializaram.
Entre 1969 e 1970, o quarteto despejou o pouco excedente pessoal que tinha em um dia inteiro de gravação no Cavern Studios, gravando material suficiente para um álbum completo. O BULBOUS CREATION não ficaria junto tempo suficiente para economizar para uma prensagem personalizada. O profundamente individualista Parkinson saiu para executar suas músicas como ele achava apropriado, como um ato solo. Ele preferia cafeterias a salas de concerto, e continuaria com sua arte por mais 20 anos antes de pendurá-la. Horstmann seguiu o exemplo. Wine e Lewis seguiram em frente, adicionando alguns componentes e então encurtando seu nome para o mais sensato CREATION no caminho para um som mais Progressivo. O LP poderia ter sido condenado ao esquecimento, se não fosse pelos esforços de Rich Haupt, que lançou a bolacha de sete músicas em 1994 pelo seu selo Rockadelic. Quando Paul morreu de leucemia em 2001, uma cópia solitária apareceu entre seus pertences, prova suficiente de que alguém, em algum lugar, estava ouvindo.
Esse é um documento verdadeiramente underground da obsessão nacional com psicodelia pesada e alucinante. As oito músicas invocam imagens de pecadores, escravos assalariados, drogas, pais fora de contato, prisão e o diabo, naturalmente. BULBOUS CREATION apresenta nesse raro play, o maravilhoso Hard Rock cru dos anos 70, onde se faz presente toda a essência "pesada" no cenário Rock'n Roll daquela época.
Faixas:
01. End of the Page (04:47)
02. Having a Good Time (04:08)
03. Satan (06:08)
04. Fever Machine Man (06:34)
05. Let's Go to the Sea (08:30)
06. Hooked (04:07)
07. Under the Black Sun (03:15)
08. Stormy Monday (04:48)
01. End of the Page (04:47)
02. Having a Good Time (04:08)
03. Satan (06:08)
04. Fever Machine Man (06:34)
05. Let's Go to the Sea (08:30)
06. Hooked (04:07)
07. Under the Black Sun (03:15)
08. Stormy Monday (04:48)
Duração: 42:22
Músicos:
• Paul Parkinson: guitarra rítmica e vocais
• Jim Wine: baixo
• •Chuck Horstmann: bateria
• Alan Lewis: guitarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário