Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

THE ALLMAN BROTHERS BAND • Brothers and Sisters [1973]

Álbum: Brothers and Sisters
Ano: 1973
Gênero: Classic Rock, Hard Rock, Blues Rock

Lançado em agosto de 1973 pela Capricorn Records, "Brothers and Sisters" é o quarto álbum de estúdio da banda de Blues Rock estadunidense THE ALLMAN BROTHERS BAND. Coproduzido por Johnny Sandlin e a própria banda, foi o primeiro álbum lançado após a morte do líder do grupo Duane Allman em 1971. Após o lançamento do álbum híbrido de estúdio/ao vivo anterior, "Eat a Peach" (1972), um álbum que se tornou o álbum mais vendido pela banda até aquele momento, o grupo comprou uma fazenda em Juliette, Geórgia, para se tornar um "ponto de encontro do grupo". Porém, o baixista Berry Oakley estava visivelmente sofrendo com a morte de Duane, bebendo excessivamente e consumindo drogas. Em novembro de 1972, após quase um ano de depressão severa, Oakley morreu em um acidente de motocicleta (não muito diferente do de Duane), tornando-o o último álbum em que tocou.

A banda continuou, adicionando novos membros Chuck Leavell no piano e Lamar Williams no baixo. "Brothers and Sisters" foi gravado em grande parte durante um período de três meses no Capricorn Sound Studios em Macon, Geórgia. O guitarrista Dickey Betts assumiu o papel de líder da banda, e muitas de suas composições refletiam um som mais inspirado no country. Os guitarristas Les Dudek e Tommy Talton participaram de várias músicas. O álbum foi produzido ao mesmo tempo que a estréia solo do vocalista/organista Gregg Allman, "Laid Back", e conta com muitos dos mesmos músicos e engenheiros. A capa do álbum traz uma fotografia de Vaylor Trucks, filho do baterista Butch Trucks e sua esposa Linda. A contracapa traz uma fotografia de Brittany Oakley, filha de Berry Oakley e sua esposa, Linda.

O álbum representou o pico comercial do ABB: vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo, ficando no topo do Top 200 de Álbuns Pop por cinco semanas. "Ramblin' Man" se tornou o primeiro e único single de sucesso da banda no Top 10, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100 em 1973. O álbum foi seguido por uma turnê por arenas e estádios, mas problemas com drogas, amizades tensas e falhas de comunicação relacionamentos prejudicados entre os membros do grupo durante esse período.

Faixas:
01. Wasted Words (4:19)
02. Ramblin' Man (4:46)
03. Come And Go Blues (4:53)
04. Jelly Jelly (5:44)
05. Southbound (5:08)
06. Jessica (7:28)
07. Pony Boy (5:50)
Duração: 38:19

Músicos:
• Gregg Allman : vocais (01,03-05), orgão, guitarra (01)
• Forrest Richard "Dickey" Betts: vocais (02,07), slide guitar, dobro
• Berry Oakley: baixo (01,02)
• Lamar Williams: baixo (03-06), baixo acústico (07)
• Chuck Leavell: pianos electrico e acústico, backing vocals
• Jaimoe: bateria, congas
• Butch Trucks: bateria, percussão, tympani, congas
+
• Les Dudek: guitarra (02), guitarra acústica (06)
• Tommy Talton: guitarra acústica (07)

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade