Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quinta-feira, 21 de março de 2024

ROCK RARITY: BUFFALO • Dead Forever [1972]

Artista: BUFFALO
Álbum: Dead Forever
Ano: 1972
Gênero: Hard Rock
País: Austrália

A história dessa banda australiana começa entre 1966-67 com o vocalista Dave Tice (que na realidade nasceu na Inglaterra) e o baixista Pete Wells tentando a sorte em diversas bandas na cidade de Brisbane (THE ODD COLOURS, STRANGE BREW e THE CAPITOL SHOW BAND), que embora obtivessem algum êxito local, acabam sem deixar rastros. Ambos resolvem então, no início de 1968, montar o HEAD, que seria o embrião do BUFFALO, ao lado de Neil Jensen (guitarra) e Steve Jones (bateria).

Decididos a tentar a "sorte grande", o grupo resolve se mudar para Sydney em 1970; entretanto, Jensen e Jones não resistem às dificuldades de morar na metrópole, e deixam a banda, sendo substituídos respectivamente por John Baxter e Peter Leighton (que vinham de duas bandas, MANDALA  AFTERMATH).

Em 1971 gravaram o compacto "Hobo"/ "Sad Song" e "Then" (uma raridade, pois até hoje não foi relançado em nenhum formato), e logo em seguida o baterista Leighton resolve sair da banda, sendo substituído por Paul Balbi, que trouxe consigo mais um vocalista, Allan Milano (também ex-integrante MANDALA).

Foi aí que, graças ao então empresário da banda, Mal Myles, eles decidem mudar de nome, pois, conforme Myles, além de HEAD ter uma certa conotação com drogas e sexo(!), ele achava que deveriam adotar algum nome que começasse com a letra B, afinal, bandas com esta inicial geralmente eram bem sucedidas (BEATLES, BLACK SABBATH, etc). Não se sabe ao certo de onde surgiu a ideia de adotar o nome BUFFALO, mas concretamente quem a propôs foi Milano.

Talvez o empresário tivesse razão, pois em março de 1972 eles conseguem assinar contrato com ninguém menos que a lendária gravadora Vertigo (foi a primeira banda de fora da Inglaterra a conseguir tal feito), que tinha em seu cast ninguém menos que URIAH HEEP e o próprio BLACK SABBATH.

Com isto, não demorou para registrarem este seu primeiro trabalho, "Dead Forever", que sairia em maio de 1972, tendo sido precedido por um compacto com "Suzie Sunshine" e "No Particular Place To Go", esta última um cover de Chucky Berry que não foi editada no álbum. Ainda no mesmo ano mais um compacto, com "Just A Little Rock'N'Roll" e "Barberhop Rock", que também não constavam no LP (estes compactos são outras raridades imensas hoje em dia). O som é um Hard Rock muito bem trabalhado com pitadas de Rock Progressivo em algumas faixas mais elaboradas e Rock Psicodélico bem típico ainda do início dos anos 70.

Nesse registro gravaram uma das melhores musicas do tal Hardão setentista, a faixa-titulo "Dead Forever". Nessa e na maioria das faixas do disco, os vocais são dividos por Allan Milano e Dave Tyce A guitarra fica por conta do excelente John Baxter.

Curiosamente, "Dead Forever" chegou a ser relançado em 1991 tanto em CD quanto em LP pela Repertoire Records, mas ficou pouquíssimo tempo em catálogo, pois supostamente a gravadora alemã não detinha os direitos autorais - tanto que, há uma certa controvérsia se ele teria sido ou não masterizado a partir de uma cópia em vinil, pois ouvindo-se atentamente com o fone de ouvido, percebe-se alguns chiados meio característicos.

A total falta de repercussão do disco, acabou causando uma forte crise interna, que resultou no fim da banda. Tice foi para um grupo chamado MR.MADNESS, enquanto os demais integrantes continuavam ensaiando esporadicamente - com exceção de Milano, que literalmente sumiu do meio musical até meados da década. Parecia o fim da banda, mas não foi, e esse assunto ficará para outro post da banda.

Faixas:
01. Leader (6:01)
02. Suzie Sunshine (2:54)
03. Pay My Dues (5:32)
04. I'm A Mover (Paul Rodgers, Andy Fraser) (10:53)
05. Ballad Of Irving Fink (4:32)
06. Bean Stew (7:06)
07. Forest Rain (6:23)
08. Dead Forever (5:31)

Músicos:
• Dave Tice - vocals
• Alan Milano - vocals
• John Baxter - guitar
• Peter Wells - bass
• Paul Balbi - drums




Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade