Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quarta-feira, 13 de março de 2024

ROCK RARITY: HAIRY CHAPTER • Can't Get Through [1971] + Eyes [1970]

Artista: HAIRY CHAPTER
Álbum: Can't Get Through
Ano: 1971
+
Álbum: Eyes
Ano: 1970
Gênero: Hard Rock, Heavy Psych Rock, Krautrock
País: Alemanha

Eis aqui mais uma banda alemã que passou pelo lendário selo alemão Bacillus Records, e ao invés de seguir a linha experimental do Krautrock ou do Progressivo Sinfônico tradicional, focava em fazer um Hard Rock com toques psicodélicos ao invés do Progressivo em si. O som da banda foi classificado por muitos de ‘garageiro’ e lisérgico; e chamado assim com razão.

O HAIRY CHAPTER "nasceu" no ano de 1969 e usava o nome ELETRIC SOUNDS FOR DANCING, sob esse título lançaram por um selo independente o obscuro disco "Maritim", considerado uma tremenda raridade. Em 1970 já com o nome HAIRY CHAPTER a banda lançou o disco "Eyes" e aproveitou a maioria das canções de "Maritim", mostrando um Hard pesado e psicodélico com vocais agressivos e um pezinho enfiado no Blues acabaram comparados ao estilo Hendrix de tocar.

Em novembro do mesmo ano entram novamente em estúdio para gravação do seu segundo álbum, "Can't Get Through" que sai do forno em janeiro do ano seguinte e mostra uma banda com mais técnica que no disco anterior, sem contudo abandonar seu peso característico.

Ambos os discos foram lançados pela Bacillus e tiveram como produtor Dieter Dierks.

Em 1997 a Second Batlle colocou no mercado os dois discos da banda num único CD pra alegria dos Hard-Rockers de plantão, pois conseguir uma cópia em vinil desses discos ainda é uma tarefa bem difícil apesar de a Second Battle ter relançado os álbuns em vinil, uma vez que as prensagens da época ficaram muito difíceis de serem encontradas.

Apresentando uma mescla insana de sonoridades,  "Can’t Get Through" faz uma boa mistura do que já existia em álbuns do LED ZEPPELIN e AMON DUUL, mas com muita originalidade e personalidade.

Abrindo esse CD com o álbum "Can't Get Through" temos "There’s a kind of Nothing", um típico Hard 70’s com riffs certeiros e pegada pesada! O vocal de Harry Unte é destaque logo de início com um timbre aberto e bem potente. Logo em seguida temos a faixa que dá nome ao disco, um petardo de mais de dez minutos de duração que fecha a primeira metade do disco com um trabalho sensacional de guitarras, numa música altamente “grudenta” onde a melodia a permeia de forma correta (destaque para os sensacional solo de guitarra) com passagens quebradas em contratempos de arrepiar qualquer fã de Progressivo.  Aliás, param por aí as características Prog pois o som do HAIRY CHAPTER neste momento é um Hard Rock poderoso com toques psicodélicos e não Prog Rock.

A leve, cadenciada e com toque de STONES e SIR LORD BALTIMORE, "It Must Be An Officer’s Daughter" precede a intrigante e arrastada "As We Crossed Over" e "You’ve Got To Follow This Masquerade" que fecha o disco de forma arrebatadora com um som altamente empolgante e psicodélico!

O primeiro álbum da banda, "Eyes" segue o mesmo estilo engradecendo ainda mais o trabalho da banda. 

Faixas:
"Can't Get Through":
01. There's A Kind Of Nothing
02. Can't get Through
03. It Must Be An Officer's Daughter
04. As We Crossed Over
05. You've Got To Follow This Masquerade
"Eyes":
06. Bad Dreams
07. Pretty Talking Girl
08. Pauline
09. Illusions
10. Looking For A Decent
11. Freedom
12. Thought After
13. Life 69
14. Big Fat Woman Blues

Músicos:
• Harry Umte: vocais
• Harry Titlbach: guitarra
• Rudolf Oldenburg: baixo
• Rudi Haubold: bateria



Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade