Artista: BLACK SABBATH
Lançado em 28 de julho de 1975, "Sabotage" é o sexto álbum de estúdio do BLACK SABBATH. O álbum foi gravado em meio a uma batalha legal com o ex-empresário da banda, Patrick Meehan. O estresse resultante dos problemas legais contínuos da banda se infiltrou no processo de gravação, inspirando o título do álbum, que foi coproduzido pelo guitarrista Tony Iommi e Mike Butcher.
O álbum começou a ser trabalhado em fevereiro de 1975, novamente na Inglaterra, no Morgan Studios em Willesden, Londres. O título Sabotage foi escolhido porque a banda estava sendo processada por sua antiga administração e sentia que estava sendo "sabotada em todo o caminho e sendo socada de todos os lados", de acordo com Iommi. "Foi provavelmente o único álbum já feito com advogados no estúdio", disse o baterista Bill Ward. Iommi credita esses problemas legais pelo som raivoso e mais pesado do álbum.
Musicalmente "Sabotage" é uma mistura de temas pesados e poderosas e melodias experimentais como "Supertzar" e "Am I Going Insane (Radio)". Em 2013, Mojo observou, "A faixa de abertura "Hole in the Sky" e a esmagadora "Symptom of the Universe" ilustram que, apesar de todos os seus problemas, o poder do SABBATH permaneceu inabalável no que muitos consideram um de seus melhores trabalhos. No artigo "Thrash Metal - An Introduction" na University Times Magazine, Vladimir Rakhmanin cita "Symptom of the Universe" como um dos primeiros exemplos de Thrash Metal, um subgênero do Heavy Metal que surgiu no início dos anos 1980. Tony Iommi descreve a dinâmica da música em sua autobiografia Iron Man: "Começa com um pouco acústico. Então entra no material acelerado para dar essa dinâmica, e tem muitas mudanças, incluindo a jam no final." A parte final de "Symptom of the Universe" evoluiu de uma improvisação em estúdio, criada muito espontaneamente em um único dia, e a decisão foi tomada para usá-la naquela música. O English Chamber Choir foi trazido para executar a música "Supertzar". Quando o vocalista Ozzy Osbourne chegou ao estúdio e os viu, ele pensou que estava no estúdio errado e foi embora. O título de "Am I Going Insane (Radio)" causou alguma confusão devido à parte "(Radio)", que levou as pessoas a acreditarem que a música era um corte de rádio ou versão de rádio. No entanto, esta é a única versão da música: o termo "radio-rental" é uma gíria rimada para "mental". "The Writ" é uma das poucas canções do BLACK SABBATH a apresentar letras compostas pelo vocalista Osbourne, que normalmente contava com o baixista Butler para as letras. A canção foi inspirada pelas frustrações que Osbourne sentia na época, já que o ex-empresário da banda, Patrick Meehan, estava processando a banda após ter sido demitido. A canção ataca violentamente o mercado musical em geral e é uma diatribe selvagem dirigida especificamente a Meehan ("Você é Satanás? Você é um homem?"), com Osbourne revelando em suas memórias: "Eu mesmo escrevi a maioria das letras, o que foi um pouco como consultar um psiquiatra. Toda a raiva que sentia por Meehan veio à tona." Durante esse período, a banda começou a questionar se havia algum sentido em gravar álbuns e fazer turnês sem fim "apenas para pagar os advogados". Tematicamente, "The Writ" e "Megalomania" estão interligadas, de acordo com o baterista Ward, pois ambas lidam com as mesmas tensões decorrentes desses problemas legais em andamento. O breve instrumental "Don't Start (Too Late)" é uma obra-prima executada no violão acústico por Iommi, homenageando o operador de fita David Harris, que muitas vezes se desesperava com a tendência do BLACK SABBATH de começar a tocar antes de estar pronto.
Destaques ☆
Faixas:
01. Hole In The Sky – 3:59 ☆
02. Don't Start (Too Late) – 0:49
03. Symptom Of The Universe – 6:29 ☆
04. Megalomania - 9:42 ☆
05. Thrill Of It All – 5:55 ☆
06. Supertzar – 3:44 ☆
07. Am I Going Insane (Radio) – 4:16
08. The Writ – 8:41
Duração: 43:29
Músicos:
- Ozzy Osbourne: Vocais
- Tony Iommi: Guitarras
- Terry Geezer Butler: Baixo
- Bill Ward: Bateria
com:
- English Chamber Choir conduzido por Will Malone
Nenhum comentário:
Postar um comentário