Artista: SANTANA
Álbum: Lotus
Ano: 1974
Gêneros: Classic Rock, Jazz-Rock/Fusion
País: Estados Unidos
Lançado em novembro de 1974 no Japão, "Lotus" é o primeiro álbum oficial ao vivo da banda SANTANA, gravado em Osaka em 3 e 4 de julho de 1973. Foi lançado como um enorme álbum de 3 LPs (inicialmente apenas no Japão), apresentando o novo SANTANA Mk. II como um octeto, com os membros principais Tom Coster (teclados), Doug Roach (baixo) e Michael Shrieve (bateria), apoiados por vários músicos adicionados para a turnê japonesa: Richard Kermode (teclados), Leon Thomas (vocais), Armando Peraza (percussão) e Jose Areas (percussão).
Todos esses músicos (e alguns convidados ilustres) participariam da gravação de "Welcome" (cuja turnê está registrada aqui com apenas dois números do álbum: "Going Home" e "Yours Is The Light"). Aliás essa turnê foi uma excelente oportunidade para fundir, cimentar e ensaiar a formação. Embora Carlos Santana fosse um músico transformado na época em que esta música foi gravada, deixando o groove do Latin Rock para trás e avançando a todo vapor para o Fusion e o Jazz-Rock, tocando ao vivo para o público que pretendia apresentar o conhecido e muito amado material de Santana dos três primeiros álbuns lendários junto com o novo material. Como resultado, este álbum apresenta ao ouvinte uma perspectiva inteiramente nova do material inicial de Santana, apresentado aqui com um toque muito mais jazzístico, criando o Fusion por excelência. Carlos toca maravilhosamente, com seu toque melódico usual, mas improvisa mais, o que é, claro, tudo para melhor. Os dois tecladistas fornecem à banda um som massivo, com Coster solando frequentemente no estilo de Chick Corea. A seção rítmica expandida está ocupada o tempo todo, impulsionando a música para a frente.
Já naquela época, Carlos Santana era muito místico: vide folheto dentro do CD duplo com muitas imagens religiosas: de católicas a budistas. Essa tendência só vai aumentar e começar a ser um pouco insuportável durante os shows.
Há alguns momentos excelentes neste álbum: "Every Step of the Way", "Gypsy Queen", "Yours Is the Light", uma adorável versão de "Samba Pa' Ti", mesmo que seja bem diferente da original. É realmente um samba durante a segunda metade. Há alguns cortes estúpidos em grandes músicas: por que "Batuka" com apenas 54 segundos? Além disso, não há como dizer que é parte da música original! "Stone Flower" só apresenta a introdução, o que também é uma pena para esta ótima faixa. Há também algumas faixas desconhecidas: "A1Funk", "Xibaba", "Mantra", "Kyoto" (com longo solo de bateria), "Mr. Udo" e "Free Angela"): todas juntas duram cerca de trinta e dois minutos (25% do álbum). Por fim, "Going Home", "Black Magic Woman", "Waiting", "Castillos de Arena" e "Samba De Sausalito". Clássicos da banda.
No geral, "Lotus" não é um álbum ruim como considerado muitas vezes, no entanto SANTANA produzirá melhores resultados ao vivo mais tarde. Os fãs de Fusion podem encontrar aqui tudo que desejam em um álbum - mais de duas horas sólidas de êxtase musical, com ótimas melodias e excelente musicalidade.
Faixas:
CD 1
01. Going Home (3:23)
02. A-1 Funk (3:13)
03. Every Step of the Way (11:30)
04. Black Magic Woman (3:38)
05. Gypsy Queen (3:57)
06. Oye Como Va (5:47)
07. Yours Is the Light (5:30)
08. Batuka (0:55)
09. Xibaba (4:13)
10. Stone Flower (introduction) (1:14)
11. Waiting (4:14)
12. Castillos de Arena, Part 1 (Sand Castle) (2:51)
13. Free Angela (4:26)
14. Samba de Sausalito (4:02)
Duração: 58:53
CD 2
01. Mantra (7:17)
02. Kyoto (9:58)
03. Castillos de Arena, Part 2 (Sand Castle) (1:13)
04. Incident at Neshabur (15:57)
05. Se a Cabo (5:39)
06. Samba Pa Ti (8:56)
07. Mr. Udo (3:07)
08. Toussaint L'Overture (7:40)
Duração: 59:47
Duração Total: 118:40
Músicos:
- Carlos Santana: guitarras, vocais
- Greg Walker: vocais
- Leon Patillo: vocais
- Tom Coster: teclados
- David Brown: baixo
- Jose 'Chepito' Areas: timbales, congas, percussão
- Michael Shrieve: bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário