
Artista: IRON BUTTERFLY
Album: Metamorphosis
Ano: 1970
Gêneros: Classic Rock. Blues Rock, Psych Rock, Acid Rock
País: Estados Unidos
Ano: 1970
Gêneros: Classic Rock. Blues Rock, Psych Rock, Acid Rock
País: Estados Unidos
Em "Ball", o IRON BUTTERFLY começou a expandir seu som, tentando escrever de forma mais concisa, em "Metamorphosis", seu quarto LP de estúdio, o grupo continuou suas explorações musicais, acrescentando uma produção em camadas ao seu som. Essa ambição, destacada por um punhado de faixas fortes, particularmente o single "Easy Rider (Let the Wind Pay the Way)", torna a audição interessante, já que os álbuns da banda podem ser oprimidos por seu peso implacável.
Aqui a banda abandonou os tons de guitarra distorcidos e adotou uma abordagem mais Funky e Blues para o Rock, basicamente seguindo a maré, por assim dizer. Há um pouco de GRAND FUNK RAILROAD, uma pitada de THREE DOG NIGHT, um pouco de Acid Rock alucinado e persistente e o poderoso barítono de Doug nos dizendo que mulheres obscuras são legais. Sua voz melhorou tecnicamente e combina bem com a música.
Musicalmente, a banda é bem coesa, e os valores de produção para a época soam nítidos e surpreendentemente estelares. Esses caras podem não ter sido mais os figurões, mas ainda tinham um bom orçamento para gravar essas faixas. Não há uma melodia realmente "viciante" para se agarrar como um possível grande lançamento de single, mas o que é ruim para o fã casual de Rock pode ser bom para o fã de Prog, pois há algumas coisas interessantes acontecendo neste disco musicalmente. Uma música como "Shady Ladies" não deveria ser tão complexa quanto é, mas... aí está. A faixa principal de abertura "New Day" (depois de uma introdução boba) soa como uma espécie de número do STEPPENWOLFF, o que não é uma coisa ruim. Continue ouvindo e você chegará ao rolo compressor final de "Butterfly Bleu".
Em meados de 1971, o IRON BUTTERFLY irá se desfazer, mas uma reunião ocorrerá para mais dois álbuns em 1975 e 1976, mas os álbuns gravados nesse período não causarão muito impacto no público por uma razão evidente: a banda disse tudo em seus dois primeiros álbuns. Então as novas realizações não deixam nenhuma impressão duradoura.
Destaques ☆
Faixas:
01. Free Flight (0:50)
02. New Day (3:20)
03. Shady Lady (3:57)
04. Best Years Of Our Life (4:00)
05. Slower Than Guns (3:50)
06. Stone Believer (4:25)
07. Soldier In Our Town (3:22)
08. Easy Rider (Let The Wind Pay The Way) (3:07)
09. Butterfly Bleu (13:58) ☆
Duração: 39:39
Músicos:
• P Larry 'El Rhino' Rheinhart: guitarras
• PMike Pinera: guitarra, lider vocal (3,4,6,9)
• Doug Ingle: orgão, lider vocal (1-3,5-8)
• Lee Dorman: baixo, backing vocals
• Ron Bushy: bateria
com:
Richard Podolor: guitarras de 12 cordas, citara
• Bill Cooper: guitarras de 12 cordas
Nenhum comentário:
Postar um comentário