Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Crosby, Stills, Nash & Young • Déjà Vu [1970]

Artista: Crosby, Stills, Nash & Young
Álbum: Déjà Vu
Ano: 1970
Gênero: Classic Rock, Blues Rock, Country Rock, Folk Rock
País: Estados Unidos/Canada

Lançado em março de 1970 pela Atlantic Records, "Déjà Vu" é o segundo álbum de estúdio do trio americano de Folk Rock Crosby, Stills & Nash, e o primeiro com formação de quarteto com a adição de Neil Young. O álbum liderou a parada de álbuns Pop por uma semana e gerou três singles no Top 40: "Woodstock", "Teach Your Children" e "Our House". Foi relançado em 1977 e uma edição ampliada foi lançada em 2021 para marcar seu quinquagésimo aniversário.

Em 2003, o álbum foi classificado em 148º lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, e mais tarde foi classificado em 220º lugar na edição de 2020 da lista. Certificado 7× platina pela RIAA, as vendas do álbum atualmente ultrapassam 8 milhões de cópias. Continua sendo o álbum mais vendido da carreira de cada membro até o momento.

As gravações de "Déjà Vu" ocorreram entre julho de 1969 e janeiro de 1970 no Studio C de Wally Heider em San Francisco e no Studio 3 de Wally Heider em Hollywood. Foi produzido por todos os quatro membros da banda. Stephen Stills estima que o álbum levou cerca de 800 horas de estúdio para ser gravado; este número pode ser exagerado, mesmo que as faixas individuais demonstrem uma atenção meticulosa aos detalhes. As músicas, exceto "Woodstock", "Almost Cut my Hair" e "Helpless", foram gravadas como sessões individuais por cada membro, com cada um contribuindo com o que fosse necessário e que pudesse ser acordado. Young aparece em apenas metade das faixas, com Nash afirmando que ele "geralmente gravava suas faixas sozinho em Los Angeles, depois as trazia de volta ao estúdio de gravação para colocar nossas vozes e depois as levava para mixá-las". "Helpless" de Young foi lançada em seu "Neil Young Archives Vol. 1" (1963-1972) em 2009 em uma mixagem diferente com introdução de gaita. Sua outra contribuição, "Country Girl", combinou duas canções de BUFFALO SPRINGFIELD, "Down, Down, Down" e "Whiskey Boot Hill" (também lançadas em seus arquivos) com um refrão de título recentemente escrito.

Comentando sobre o álbum para Hit Parader em 1971, Stills afirmou que "tirar de nós aquele segundo álbum foi como arrancar dentes, havia música após música que não deu certo. A faixa "Déjà Vu "deve ter significado 100 tomadas no estúdio. Mas "Carry On" aconteceu em um total de oito horas desde a concepção até a masterização final. Então nunca se sabe.

Foi durante essas sessões que Crosby desabou e chorou devido à recente morte de sua namorada Christine Hinton, dizendo a Crawdaddy em 1974: "Eu não estava no meu melhor como pessoa funcional,... completamente incapaz de lidar com tudo isso. "

Nash afirmou ao Music Radar, "o clima era diferente do primeiro álbum, que foi gravado enquanto os membros da banda estavam em um relacionamento, e no segundo em que Joni e eu nos separamos, Stephen e Judy se separaram, e Christine tinha acabado de se separar. Estava tudo escuro".

Durante esse tempo, os membros não se davam bem, pois criticavam as contribuições uns dos outros, causando atrito, com Crosby afirmando à Rolling Stone: "Eu mantive "Almost Cut My Hair" lá, apesar dos protestos de Stephen, que não queria que eu saísse. porque ele achou que era um vocal ruim".

Stills trouxe "Woodstock" para a banda, já tendo elaborado o arranjo enquanto tocava com Jimi Hendrix em setembro de 1969; este foi lançado no álbum de Hendrix de 2018, "Both Sides of the Sky". A versão final tinha Stills cantando uma versão ligeiramente reorganizada das letras de Mitchell. "Woodstock" foi uma das poucas faixas de "Déjà Vu" em que Crosby, Stills, Nash e Young executaram suas partes na mesma sessão. Mais tarde, o vocal principal original de Stills foi parcialmente substituído por um vocal posterior gravado por Stills, que lembrou: "Substituí um verso e meio que estava terrivelmente desafinado." Neil Young discordou, dizendo que "a faixa era mágica. Mais tarde, [Crosby, Stills & Nash] estavam no estúdio criticando [resultando que] Stephen apagou o vocal e colocou outro que não era tão bom. "Stills também fez Nash mudar "Teach Your Children" de uma música no estilo "Henrique VIII" para um disco de sucesso com um "swing country".

O baterista Dallas Taylor e o baixista Greg Reeves tocam na maioria das faixas e são creditados na capa com seus nomes em letras um pouco menores. O guitarrista do GRATEFUL DEAD, Jerry Garcia, toca pedal steel guitar em "Teach Your Children", e o ex-líder do LOVIN' SPOONFULL, John Sebastian, toca gaita na faixa-título.

Faixas:
01. Carry On (4:24)
02. Teach Your Children (2:53)
03. Almost Cut My Hair (4:28)
04. Helpless (3:35)
05. Woodstock (3:53)
06. Déjà Vu (4:11)
07. Our House (2:59)
08. 4 + 20 (2:05)
09. Country Girl (5:10) including:
      a). Whiskey Boot Hill
      b). Down, Down, Down
      c). Country Girl (I Think You're Pretty)
10. Everybody I Love You (2:20)
Duração: 36:14

Músicos:
• Stephen Stills: guitarras, orgão, baixo, piano, vocais (01,05,08,10), harmony vocals
• David Crosby: guitarras, vocais (03,06), harmony vocals
• Graham Nash - guitarras, orgão, piano, harpsichord, vocais (02,07), harmony vocalsi
• Neil Young: guitarra, harmonica, orgão, vocais (04,09), harmony vocals
+
• Dallas Taylor: bateria (01,02-07,09,10), percussão, tamborim (02)
• Jerry Garcia: pedal steel guitar (02)
• Greg Reeves: baixo (03-06,09,10)
• John Sebastian: mouth harp (06)

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade