Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

domingo, 7 de janeiro de 2024

David Crosby • If I Could Only Remember My Name [1971]

https://m.media-amazon.com/images/I/81HketGZPOL._UF1000,1000_QL80_.jpg
Artista: David Crosby
Álbum: If I Could Only Remember My Name
Ano: 1971
Gênero: Classic Rock, Folk Rock
País: Estados Unidos

Lançado em 22 de fevereiro de 1971 pela Atlantic Records, "If I Could Only Remember My Name" é o álbum solo de estréia do cantor e compositor americano David Crosby. Foi um dos quatro álbuns de alto nível lançados por cada membro do quarteto Crosby, Stills, Nash & Young após o álbum "Déjà Vu", de 1970, que liderou as paradas. Os convidados de "If I Could..." incluem Jerry Garcia, Graham Nash, Neil Young, Joni Mitchell e outros músicos proeminentes da Costa Oeste da época. O álbum alcançou a 12ª posição na parada de LPs da Billboard e ganhou a certificação de disco de ouro da RIAA nos Estados Unidos. Inicialmente recebeu críticas negativas dos críticos, mas conquistou fãs cult e elogios da crítica moderna.

A popularidade de "Déjà Vu" contribuiu para o sucesso de "If I Could..." e também para os outros álbuns lançados por cada um dos membros do CSNY, "After the Gold Rush" (1970), de Neil Young, a estreia solo autointitulada de "Stephen Stills" (1970), e "Songs for Begginers" de Graham Nash (1971). O período também foi de luto por Crosby após a morte de sua namorada Christine Hinton em um acidente de carro em 1969. Abatido pela tristeza, Crosby lidou com drogas pesadas e passou muito tempo no estúdio, onde "se sentia seguro". As sessões de gravação aconteceram no recém-inaugurado Wally Heider Studios em San Francisco. Enquanto estava lá, Crosby convidou muitos de seus amigos músicos para participar. Entre eles estavam Nash, Young, Joni Mitchell e membros do GRATEFUL DEAD (mais frequentemente Jerry Garcia), JEFFERSON AIRPPLANE, QUICKSILVER MESSENGER e SANTANA.

O conjunto solto de músicos recebeu o apelido informal de "The Planet Earth Rock and Roll Orchestra" pelo líder da banda JEFFERSON AIRPLANE, associado de longa data de Crosby e também fã de ficção científica Paul Kantner, embora Crosby tenha notado que o P.E.R.R.O. foi apenas uma invenção intencional de Kantner, e não um projeto coletivo.  Muitos dessa aglomeração, incluindo o engenheiro de gravação Stephen Barncard, também trabalharam em "Blows Against the Empire", de Kantner, "Songs for Beginners", de Nash, e "American Beauty", do GRATEFUL DEAD, todos gravados em parte simultaneamente com o álbum de Crosby no Wally Heider Studios.

Mesmo com a formação de convidados repleta de estrelas, as duas músicas finais apresentam apenas David Crosby, e somente cinco canções têm letras reais, sendo "Orleans" uma rodada do século 15 que lista várias catedrais francesas. A canção "Laughing" foi escrita no início de seu tempo com o CSNY, enquanto uma versão demo de "Song with No Words" foi testada durante as sessões de "Déjà Vu" e apareceria no pacote de retrospectiva do CSN de 1991. "Cowboy Movie" conta a história de um grupo de bandidos do Velho Oeste despedaçados por uma femme fatale; na verdade, um relato de forma velada do encontro do quarteto com Rita Coolidge e seu efeito nas aspirações românticas de pelo menos dois deles, conforme identificado imediatamente por Graham Nash.

Musicalmente, o álbum está enraizado na tradição Folk-Rock, mas como grande parte do trabalho de Crosby, ele também empresta afinações, compassos e frases vocais do Jazz. Alguns escritores a rotularam como um dos primeiros exemplos de Folk psicodélico, com a Billboard descrevendo a música como "canções Folk psicodélicas". Pitchfork afirmou que "[a] música parece como um sonho soa quando você tente recontá-lo pela manhã: nebuloso, apenas vagamente coerente, dissolvendo-se em tempo real." Dois singles foram retirados do álbum, incluindo o hit menor "Music Is Love", uma colaboração com Nash e Young que foi lançada em abril de 1971 e alcançou a posição 95 na Billboard Hot 100.

Em outubro de 1990, foi lançada uma versão em CD, remasterizada digitalmente a partir das fitas master originais, utilizando os equipamentos e técnicas da época, pela Barncard. Uma versão em CD duplo apareceu em novembro de 2006, com um disco de áudio remasterizado em HDCD, incluindo uma faixa bônus (a até então inédita "Kids and Dogs", anteriormente reservada para um álbum solo inédito de Crosby programado para aparecer na Capitol Records no início 1980) e um segundo disco DVD de áudio do álbum original remixado para som surround digital 5.1. Em 15 de outubro de 2021, uma reedição do 50º aniversário do álbum foi lançada com vários out-takes e demos, bem como encarte de Steve Silberman.
 
Inicialmente "If I Could Only Remember My Name", recebeu avaliações negativas por muitos críticos musicais. Escrevendo para a Rolling Stone, Lester Bangs afirmou que "a forma de tocar é desleixada como o inferno... O canto de Crosby aqui é ainda mais brando e mais monotonamente unidimensional do que o de Stills em seu álbum solo", concluindo que "não é provável que entre na história". , mas não é um álbum ruim." Ele o considerou memorável como "um auxílio auditivo perfeito para a digestão quando você recebe convidados para jantar, desde que sejam irmãos e irmãs o suficiente para apoiar isso, é claro". O crítico do Village Voice, Robert Christgau, deu ao álbum uma nota. Classificação D e rejeitou-o como um "desempenho vergonhoso". Crosby disse sobre as críticas contemporâneas: "Eles estavam procurando por outro disco que fosse cheio de guitarras grandes e chamativas, licks de Blues e letras gritantes... ["If I Could Only Remember My Name"] não era para onde todo o resto estava indo, então eles pensaram que era irrelevante."

Com o passar dos anos, o álbum alcançou status de cult e recebeu elogios da crítica moderna por seu clima austero, improvisação eclética e canto de harmonia sobrenatural. Em 2000, foi eleito o número 156 na terceira edição do livro All Time Top 1000 Albums de Colin Larkin. Ele afirmou: "se você não está familiarizado com este disco milagroso, por favor, corra o risco." Uma crítica do Head Heritage da reedição de 2006 compara o álbum com Nick Drake e o material acústico do PINK FLOYD da era "Meddle". Foi rotulado como um progenitor do gênero Folk esquisito. Em 2010, foi listado em segundo lugar, atrás de "Revolver" dos BEATLES, no "Top 10 Pop Albums of All Time" publicado no jornal L'Osservatore Romano da Cidade do Vaticano. Em 18 de novembro de 2013, Crosby apareceu em uma edição do programa Mastertapes da BBC Radio 4, que foi dedicado à produção do álbum. No dia seguinte, participou da edição "lado B" do programa, respondendo perguntas do público e cantando músicas do álbum. Em 2016, o músico japonês Cornelius incluiu "If I Could Only Remember My Name" em sua lista de "10 álbuns que todos precisam ouvir". Em 2019, o título do álbum foi parcialmente adotado para o documentário de Cameron Crowe sobre Crosby, "David Crosby: Remember My Name".

Faixas:

LP version:
Lado 1:
1. Music Is Love" (3:16) #
2. Cowboy Movie" (8:02)
3. Tamalpais High (At About 3) (3:29)
4. Laughing (5:20)
# (Graham Nash, Neil Young, David Crosby)
Lado 2:
1. What Are Their Names" 4:09 ##
2. Traction in the Rain" (3:40)
3. Song with No Words (Tree with No Leaves) (5:53)
4. Orleans" (traditional, arranged by David Crosby) (1:56)
5. I'd Swear There Was Somebody Here (1:19)
## (Neil Young, Jerry Garcia, Phil Lesh, Michael Shrieve, David Crosby)

CD version:
01. Music Is Love (3:16)
02. Cowboy Movie (8:02)
03. Tamalpais High (At About 3) (3:29)
04. Laughing (5:20)
05. What Are Their Names (4:09)
06. Traction in the Rain (3:40)
07. Song with No Words (Tree with No Leaves) (5:53)
08. Orléans (Tradicional) (1:56)
09. I'd Swear There Was Somebody Here (Crosby) (1:19)
2006 CD bonus:
10. Kids and Dogs (7:01)

2021 50th anniversary edition bonus disc:
- Demos:
Recorded March 1968:
01. Riff 1 (2:22)
Recorded March 28, 1968; produced by Paul A. Rothchild:
02. Tamalpais High (At About 3) (1:53)
03. Kids and Dogs (3:07)
04. Games (3:17)
Recorded May 31, 1968; engineered by Michael Nemo:
05. Laughing (3:58)
Recorded 1969:
06. Song with No Words (Tree with No Leaves) (3:12)
Recorded 1970:
07. The Wall Song (4:15)
08. Where Will I Be? (3:41)
- Sessions:
09. Cowboy Movie" (alternate version) (10:57)
10. Bach Mode (Pre-Critical Mass) (2:00)
11. Coast Road (5:16)
12. Dancer (5:03)
13. Fugue (2:03)

Músicos:
- David Crosby: vocais, guitarras
- Graham Nash: guitarras, vocais ("Music Is Love", "Tamalpais High", "Laughing", "What Are Their Names", "Traction in the Rain" e "Song with No Words")
- Jerry Garcia: guitarras ("Cowboy Movie", "Tamalpais High", "What Are Their Names" e "Song with No Words"); pedal steel guitar (em"Laughing"); guitarras (em "Kids and Dogs"); vocal (em "What Are Their Names")
- Neil Young: guitarras, vocais (em "Music Is Love" e "What Are Their Names"); baixo, vibraphone, congas (em "Music Is Love")
- Jorma Kaukonen: guitarra (em "Tamalpais High" e "Song with No Words")
- Laura Allan: autoharp, vocal (em "Traction in the Rain")
- Gregg Rolie: piano (em "Song with No Words")
- Phil Lesh: baixo (em "Cowboy Movie", "Tamalpais High", "Laughing" e "What Are Their Names"); vocal (em "What Are Their Names")
- Jack Casady: baixo (em "Song with No Words")
- Bill Kreutzmann: bateria (em "Tamalpais High" e "Laughing"); tambourine (em "Cowboy Movie")
- Michael Shrieve: bateria (em "What Are Their Names" e "Song with No Words")
- Mickey Hart: bateria (em "Cowboy Movie")
- Joni Mitchell: vocais (em "Laughing" e "What Are Their Names")
- David Freiberg, Paul Kantner, Grace Slick: vocaiss (em "What Are Their Names")

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade