Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

ROCK RARITY: ELIAS HULK • Unchained [1970]


Artista: ELIAS HULK
Álbum: Unchained
Ano: 1970
Gênero: Hard Rock

ELIAS HULK é uma banda britânica de Hard Rock/Heavy-Prog formada no final dos anos 60, muito interessante e que fazia um som similar a algumas bandas da época como FUZZY DUCK, T2, HIGH TIDE ou Proto-Prog como ANDROMEDA e DEEP PURPLE

Lançado em 1970, "Unchained" é único lançamento do ELIAS HULK, e pode ser descrito como uma mistura de: Hard Rock e Blues, com influências psicodélicas e Progressivas. Um destaque vai para o vocalista Peter Thorpe, que pode cantar muito pacificamente em algumas faixas e ao mesmo tempo, de uma maneira muito louca, com uma voz rouca em outras.

Apreciado por colecionadores do gênero, "Unchained" é um disco viajante composto por constante mudanças de ritmos. A faixa de abertura. 
"We Can Fly" é uma faixa de Progressivo pesado, com um pouco de Blues, vocal diabólico e um baixo grave e pesado lembrando as pegadas soturnas de Geezer Butler do grande BLACK SABBATH. Tem guitarras delicadas e fortes ao mesmo tempo e um longo (cerca de 1 minuto) solo de bateria na parte do meio. "Nightmare" é uma faixa de Hard Rock com um vocal louco, agressivo e rouco nos moldes de CAPTAIN BEEFHEART, cheios de loucuras psicodélicas. "Been Around Too Long" é uma canção tranquila, com uma fantástica linha de baixo, e bonito e delicado vocal. O Instrumental é bem orquestrado com percussão e bateria, juntamente com a bela guitarra, mostrando o clima psicodélico ainda bem influente na época. "Yesterday's Trip" possui um grande baixo, bateria e guitarra bem fortes. É, sobretudo, uma faixa instrumental. "Anthology of Dreams" é psicodélica com algumas partes instrumentais hipnóticas e um belo vocal delicado, que se não fosse pela parte instrumental, seria capaz de jurar que está se ouvindo MOODY BLUES"Free" uma faixa tranquila com uma slide guitar bem "chorosa". "Delhi Blues" é um instrumental interessante, mistura hipnótica de Blues e sons orientais (Raga Rock), e alguns momentos pode-se visualizar facilmente dançarinos dervixes em seu êxtase espiritual. Algumas vezes o disco é classificado como Krautrock, talvez por causa dessa faixa. "Ain't Got You" começa como uma balada tranquila, e se torna mais Hard retornando ao vocal com final suave e vocal delicado.  É uma música com uma longa parte instrumental, wha wha, solo de baixo e o clima psicodélico finalizando esse disco em uma viagem alucinante.

Faixas:
01. We Can Fly ( 6:14)
02. Nightmare ( 3:11)
03. Been Around Too Long (3:01)
04. Yesterday's Trip (3:54)
05. Anthology Of Dreams (3:06)
06. Free (3:37)
07. Delhi Blues (4:16)
08. Ain't Got You (3:24)
Duração: 30:55

Músicos:
- Peter Thorpe - lead vocals
- Neil Tatum - lead guitar
- Granville Frazer - rhythm guitar
- James Haines - bass
- Bernard James - drums



Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade