THE GODS foi uma banda britânica de Rock psicodélico, fundada em Hertfordshire, em 1965, e dissolvida em 1970. A banda contava entre seus membros, com o organista e cantor Ken Hensley, o baterista Lee Kerslake, e o baixista Paul Newton, (mais tarde membros do URIAH HEEP), o baixista e cantor Greg Lake, o baixista de JETHRO TULL, John Glascock e o guitarrista Mick Taylor. Comandados por Ken Hensley em teclados e voz, durante sua carreira o THE GODS lançou dois álbuns de estúdio, e três singles, dissolvendo-se em 1970, quando Hensley decidiu dedicar-se a outros projetos, alguns simultâneos, como TOE FAT, o grupo HEAD MACHINE, ou o que seria sua banda principal, o URIAH HEEP.
À primeira audição, este primeiro álbum do THE GODS, lançado em 1968 (pela EMI/Columbia Records no Reino Unido, e relançado em CD pela Repertoire Records em 1994), parece um protótipo de álbum do URIAH HEEP - todos os elementos estão lá: as harmonias vocais características, a formação Hammond+Rock Band inspirada em Brian Auger, as raízes do Heavy Rock (ou mesmo do Metal, quando você considera o contexto histórico) e a abordagem épica.
Este é um álbum que surgiu da cena da Música Progressiva, e não seria muito errado considerá-lo um álbum de Rock Progressivo de sua geração e, certamente, é progressivo em espírito. Há pouco em termos de Proto-Prog aqui. As faixas geralmente se aventuram além dos limites da música Pop de três minutos, especialmente em termos do peso do órgão e do trabalho de guitarra, mas cada faixa tem um único ritmo e andamento definidos nos quais é construída.
O domínio de Hensley certamente oferece dicas da direção que ele seguiria com URIAH HEEP, mas suas habilidades de composição se desenvolveriam rapidamente a partir daquelas mostradas aqui, ajudadas em grande parte pela capacidade do outro membro do HEEP de desenvolver completamente suas músicas.
Ironicamente chamado "Genesis" (que não tem nada a ver com a banda de mesmo nome), este álbum não pode ser ignorado por aqueles que buscam as origens da Música Progressiva.
Faixas:
01. Towards the Skies (3:25)
02. Candles Getting Shorter (4:28)
03. You're My Life (3:20)
04. Looking Glass (4:14)
05. Misleading Colours (3:40)
06. Radio Show (3:11)
07. Plastic Horizon (3:26)
08. Farthing Man (3:30)
09. I Never Know (5:41)
10. Time and Eternity (2:43)
Bonus tracks:
11. Baby's Rich (2:48)
12. Somewhere in the Street (2:50)
13. Hey Bulldog (3:03)
14. Real Love Guaranteed (2:29)
Músicos:
• John Glascock: baixo, vocais
• Ken Hensley: guitarra, percussão, teclados, vocais
• Lee Kerslake: bateria
• Joe Konas: guitarra, vocais
2 comentários:
Fala amigo, aqui é Carlos do blog SOMTRIMADO, estou retribuindo tua visita. Blog de qualidade e de muito bom gosto. Meus parabéns também pela iniciativa. Sempre que me for possível venho dar uma zapeada por aqui certo? Sucesso sempre. Abraço
Obrigado pela visita Carlos o seu blog tbm e ótimo e tem um conteúdo riquissimo
Postar um comentário