Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Aynsley Dunbar • Blue Whale [1970]

Artista: Aynsley Dunbar
Álbum: Blue Whale
Ano: 1970
Gênero: Jazz Rock, Eclectic Prog

Aynsley Dunbar nasceu em Liverpool, Inglaterra,  e começou sua carreira profissional com Derry Wilkie and the Pressmen em 1963. Em dezembro de 1964, se juntou a banda de música Beat, THE MOJOS, que depois mudou o nome para Stu James & the Mojos,  em seguida, fez o teste para The Jimi Hendrix Experience e Hendrix teve dificuldade em decidir entre Dunbar e Mitch Mitchell, este último levou a melhor, como já é notório. Dunbar, em seguida, se juntou aos Bluesbreakers de John Mayall substituindo Hughie Flint, no verão de 1966. Ele ficou com Mayall até a primavera de 1967 (tocando no álbum "A Hard Road", sendo substituído por Mick Fleetwood.

Depois de uma curta temporada no The Jeff Beck Group, Dunbar fundadou The Aynsley Dunbar Retaliation, assim chamado para confrontar Mayall que o dispensou. O Retaliation gravou quatro álbuns durante a sua existência. Dunbar co-escreveu a música "Warning" (mais tarde gravada pelo BLACK SABBATH em seu primeiro álbum ). A única versão de Dunbar foi gravada em 1967 para o selo Blue Horizon, antes do primeiro lançamento do álbum de sua banda 'The Aynsley Dunbar Retaliation" em 1969.

Posteriormente, Dunbar fundou uma banda de Rock Progressivo de curta duração chamada BLUE WHALE, que estreou em uma tour pela Escandinávia, em janeiro de 1970. Com o recente colapso da formação original do KING CRIMSON, Dunbar, sem sucesso, tentou recrutar Robert Fripp como guitarrista do BLUE WHALE. Fripp, por sua vez, sem sucesso, tentou recrutar Dunbar como novo baterista do KC. O BLUE WHALE gravou um álbum, que contou com Paul Williams (vocal), Ivan Zagni (guitarra), Roger Sutton (guitarra), Tommy Eyre (teclados), ex-membro do RETALIATION e Peter Friedberg (baixo). 

Nesse raro álbum Dunbar transita entre variados estilos de música incluindo Blues, Fusion, Rock Progressivo e Rock.  Entres essas peças aparece uma versão de 16 minutos de "Willie The Pimp" de Frank Zappa  que é impressionante, guitarras gêmeas, teclados e uma seção de metais, todos mantendo a trilha numa camada homogênea atrás dos vocais de Paul Williams.

Faixas:
01. Willing to Fight - 6:48
02. Willie the Pimp - 14:55 
03. It's Your Turn - 9:57 
04. Days - 5:35 
05. Going Home - 8:56

Músicos: 
• Aynsley Dunbar: Bateria
• Tommy Eyre: orgão, piano 
• Ivan Zagni, Roger Sutto: Guitarras 
• Paul Williams: vocais 
• Peter Friedberg: baixo 
• Charles Greetham: saxofone 
• Edward Reay-Smith:  trombone 

* Gravado em março e april de 1970 no Marquee Studios Londres



Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade