Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

BIG BROTHER AND THE HOLDING COMPANY • Cheap Thrills [1968]

Álbum: Chip Thrills
Ano: 1968
Gênero: Classic Rock, Blues Rock, Psychedelic Rock

Lançado em 12 de agosto de 1968, "Cheap Thrills" é o segundo álbum da banda BIG BROTHER AND HOLDING COMPANY, e o último álbum de Janis Joplin como vocalista principal da banda. O álbum tem três músicas gravadas ao vivo e vendeu cerca de um milhão de cópias.

BIG BROTHER conseguiu bastante atenção depois de sua apresentação no Monterey Pop Festival, no verão de 1967, e pouco depois lançou seu disco de estréia, "Big Brother & the Holding Company". Apesar do sucesso repentino, o álbum não teve sucesso, mal alcançando a 60ª posição nas paradas, apesar da canção "Down On Me ficar" nas 50 primeiras posições entre as mais tocadas. A Columbia Records ofereceu novo contrato à banda, mas o acordo levou meses até poder ser concluído, já que eles se encontravam sob contrato com a Mainstream Records, onde gravaram este primeiro álbum.

Abrindo o disco, "Combination of the Two", é um Rock onde a voz possante de Janis Joplin se destaca, e junto com "I Need a Man to Love" e "Ball and Chain", com duração de quase dez minutos, são as três músicas gravadas ao vivo. O álbum na verdade pouco captura o clima e o som das energéticas apresentações da banda ao vivo.

A capa do álbum foi desenhada pelo cartunista Robert Crumb, ligado ao underground americano comix dos anos 60, depois que a primeira idéia da banda, com todos os integrantes nus numa cama, foi vetada pela gravadora. A intenção de Crumb era usar os desenhos na contracapa com um retrato de Janis na capa. Mas a cantora, fã dos quadrinhos do cartunista e da capa desenhada por ele, pediu à Columbia que colocasse os desenhos na própria capa. A capa, que tornou-se extremamente popular, ocupa a nona posição entre as 100 melhores capas de álbuns de todos os tempos, na avaliação feita pelos leitores da revista Rolling Stone.

Inicialmente o álbum teria o nome de "Sex, Dope and Cheap Thrills" (Sexo, Narcóticos e Emoções Baratas), mas o título também não foi aceito pela gravadora, prevalecendo apenas a última parte dele.

O álbum chegou ao número um da parada da Billboard depois de dois meses, em outubro, ficando oito semanas não-consecutivas no primeiro lugar. A canção "Piece of My Heart" também tornou-se um grande sucesso avulso. No fim do ano, "Cheap Thrills" tinha se tornado o lançamento mais bem sucedido de 1968, com cerca de um milhão de cópias vendidas. O grande sucesso da banda, porém, foi curto, com saída de Janis Joplin, para uma carreira solo, e do guitarrista e compositor Sam Andrew em dezembro do mesmo ano.

Em 2003, ele foi considerado o 334º melhor álbum de todos os tempos na lista dos 500 maiores álbuns da revista Rolling Stone e é sempre lembrado e cultuado como uma das maiores gravações dos anos 60.

Faixas:
01. Combination Of The Two (5:47)
02. I Need A Man To Love (4:51)
03. Summertime (3:58)
04. Piece Of My Heart (4:13)
05. Turtle Blues (4:20)
06. Oh, Sweet Mary (4:13)
07. Ball And Chain (Willie Mae "Big Mama" Thornton) (9:25)
Bonus Tracks: (previously unreleased):
08. Roadblock (studio outtake) (5:30)
09. Flower In The Sun (studio outtake) (3:03)
10. Catch Me Daddy (live, 1968) (5:31)
11. Magic Of Love (live, 1968) (M.Spoelstra) (3:54)
Duração: 54:57

Músicos:
• Janis Joplin: vocais
• Sam Houston Andrew III: baixo, guitarra, vocais
• James Gurley: baixo, guitarra
• Peter Albin: baixo
• Dave Getz: bateria, piano
+
• John Simon: piano e produção (01-11)

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade