Artista: IRON BUTTERFLY
Álbum: In-A-Gadda-Da-Vida
Ano: 1968
Gêneros: Classic Rock, Hard Rock, Psychedelic Rock
País: Estados Unidos
Lançado em junho de 1968, "In-A-Gadda-Da-Vida" é o segundo álbum de estúdio da banda de Rock norte-americana IRON BUTTERFLY, e é mais conhecido pela faixa-título, uma composição de 17 minutos que ocupa todo o lado B do vinil.
O álbum alcançou a posição 4 na parada de álbuns da Billboard. Vendeu mais de oito milhões de cópias em seu primeiro ano de lançamento, superando todos os discos da história da música gravada até então, e alcançou vendas mundiais de mais de 30 milhões de cópias. Por vários anos foi o item mais vendido no catálogo da Atlantic Records, e oficialmente certificado como álbum de ouro em 1968 nos Estados Unidos e, em 26 de janeiro de 1993, foi certificado 4× Platina.
Em uma revisão retrospectiva para AllMusic.com, Stephen Thomas Erlewine chama a faixa-título de "o epítome do excesso psicodélico pesado" e sente que o resto das músicas "se qualificam como bons artefatos". Top 1000 álbuns da Time.
Inegávelmente "In-A-Gadda-Da-Vida" é um dos maiores álbuns da explosão do Rock Psicodélico do final dos anos 60. Embora existam cinco músicas relativamente curtas de qualidade variável, este álbum é feito pela faixa-título de 17 minutos de duração. Em grande parte baseada em um único riff de Blues ameaçador, esta excelente peça, no entanto, contém uma "fanfarra" de estilo oriental, um enorme surto de guitarra encharcado de wah-wah de Erik Brann, um delicioso órgão gótico, um excelente solo de bateria de Ron Bushy e uma extravagância de percussão que se baseia em ritmos africanos... tudo feito com o uso emocionante de dinâmica e inúmeras mudanças de humor. Embora possa ser descartado como uma jam psicodélica, surpreende que a coisa toda tenha sido feita em uma única tomada.
Quanto às músicas mais curtas, uma ou duas parecerão datadas, mas "My Mirage" (que corre graças a um excelente trabalho de teclado de Ingle, "Termination" (faixa atemporal de Rock Psicodélico criativo, com um adorável final onírico) e o stomper urgente "Are You Happy", são destaques.
Infelizmente, assim como os contemporâneos VANILLA FUDGE, o IRON BUTTERFFLY fez sua melhor música no processo de abrir portas, mas uma vez que essas portas foram abertas, a banda em si não conseguiu passar. Enquanto o baixista Lee Dorman e o guitarrista dos últimos dias Larry "Rhino" Rheinhardt ressurgiriam no grupo progressivo CAPTAIN BEYOND, é justo dizer que o IRON BUTTERFLY não conseguiu cumprir a promessa e a inovação que são mostradas com bastante frequência neste emocionante disco Proto-Prog.
Destaques ☆
Faixas:
01. Most Anything You Want (3:42) ☆
02. Flowers And Beads (3:06)
03. My Mirage (4:52) ☆
04. Termination (2:50)
05. Are You Happy (4:28) ☆
06. In-A-Gadda-Da-Vida (17:06) ☆
Bonus:
07. In-A-Gadda-Da-Vida (Live Version) (18:48)
08. In-A-Gadda-Da-Vida (Single Version) (2:52)
Duração: 58:04
Músicos:
• Doug Ingle: orgão, vocais
• Erik Brann: guitarras, backing vocals, vocais (04)
• Lee Dorman: baixo, backing vocals
• Ron Bushy: bateria, percussão
Nenhum comentário:
Postar um comentário