terça-feira, 1 de abril de 2025

ROCK RARITY: MAMMUT • Mammut [1971]

Artista: MAMMUT
Album: Mammut
Ano: 1971
Gêneros: Krautrock. Psychedelic Rock
País: Alemanha

MAMMUT foi um banda alemã de Hard-Prog, surgida na cena Jazz-Rock de Suttgart, palco de ideais inovadores do Rock alemão. Esse seu único e raro álbum homônimo se destaca como uma jóia fantástica do início dos anos 70. O som da banda aproxima-se das expressões clássicas iniciais do Rock Progressivo e do Hard Rock, mostrando uma empatia por estranhas visões, conceitos compactos, psicodelimo e emoções obscuras. O grupo parece ter surgido de uma fusão entre as ex-bandas THE ROPE SET e THOSE, e consistia de Klaus e Peter Schnur nas guitarras e vocais, Rainer Hoffmann no piano e órgão, Tilo Herrmann como baixista, flautista e backing vocal, e Günter Seier na bateria e percussões. 

No disco podemos ouvir guitarras duplas, faixas longas e selvagens, solos psicodélicos, percussão étnica e hipnotizante, algo bem paranoico e que dá o tomo do disco. Tudo misturado com Música Clássica, Hard Rock, Rock Progressivo, e influências de Acid Blues, em uma profusão excelente levando-se em conta que o disco surgiu de uma jam session gravada durante a madruga em uma pequena sala ou banheiro (???) (já houve menções sobre o local inusitado em alguns registros pela internet). 

A sonoridade do MAMMUT também pode ser classificada dentro do movimento Krautrock, devido as nuances de música impressionista da cena alemã do início dos anos 70. As referências vão de EMBRYO até AMON DUUL, e a banda também tinha uma semelhança especial com DEEP PURPLE.

Faixas:
01. Bird Mammut (4:03)
02. Classical Mammut (1:21)
03. Mammut Ecstacy (4:27)
04. Foolmachine Mammut (3:08)
05. Short Mammut (1:48)
06. Shizoyd Mammut (3:21)
07. Nähgern Mammut (6:59)
08. Mammut Opera (13:33)
Duração: 38:40

Músicos:
  • Klaus Schnur: guitarras, vocais
  • Peter Schnur: guitarras, vocais
  • Rainer Hoffmann: piano, orgão
  • Tilo Herrmann: baixo, flauta, vocais
  • Günter Seier: bateria, percussão

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade