sexta-feira, 9 de agosto de 2024

ROCK RARITY: MURPHY BLEND • First Loss [1971]

Artista: MURPHY BLEND
Álbum: First Loss
Ano: 1971
Gênero: Heavy Prog
País: Alemanha

MURPHY BLEND foi um grupo alemão oriundo de Berlim, responsável por um dos melhores álbuns lançados pelo lendário selo Kuckuck da Polydor. "First Loss" foi gravado no Union Studios, em Munique, entre 2 e 4 de dezembro de 1970, produzido por Jonas Porst (empresário do IHRE KINDER).

A banda era composta por Wolf-Rodriger Uhlig (órgão, cravo e piano), Wolfgang Rumler (guitarra e vocal), Andreas Scholz (baixo) e Achim Schmidt (bateria e vocal). 

Trilhando um estilo Hard/Heavy Prog típico, o MURPHY BLEND mostrou uma maturidade surpreendente nesse seu único álbum. As músicas são melódicas e texturizadas por riffs pesados ​​de guitarra e órgão. A banda mesclava Heavy Rock, Blues e melodias clássicas. Essa mistura fina de estilos deve muito ao principal compositor do grupo, o tecladista Wolf-Rodriger Uhlig, que havia estudado Música Clássica durante três anos em Berlim.

O álbum contém seis faixas próprias (a maioria escrita por Uhlig) e a música alemã mais curta de todos os tempos: os 3/10 de "Happiness"! Desde a faixa de abertura "At First" (uma introdução excelente, mas que não revela muito do que está por vir) passando pela entrada lenta de "Speed ​​Is Coming Back" ("encharcada" de guitarra e órgão) até a monstruosa "Past Has Gone causa", o MURPHY BLEND provoca alguns arrepios e o álbum poderia estar perto de ser uma obra-prima se os vocais não estivessem um pouco mal mixados. Um bom solo de órgão divide a faixa e a forma como o grupo se reconstrói rapidamente é bastante impressionante.

Abrindo o segundo lado dessa fatia de cera está "Prädudium/Use Your Feet", mostrando a maior parte das influências clássicas, mas eles fazem muito mais do que isso, pois a faixa está em constante evolução. A faixa título selvagem (menos de 8 min) é o outro destaque do álbum, é um treino poderoso que dá uma chance para todos os músicos brilharem. De alguma forma, algumas referências ao VANILLA FUDGE também são um pouco evidentes aqui às vezes. "Funny Guys" é um apelo à diversão, já que o tributo/fuga de Johann Sebastian Bach e o curto final são bastante descontraídos.

Por mais excelente que este álbum tenha sido, a banda se desfez logo depois. O baixista Andreas Scholz ingressou na banda de Heavy Prog BLACKWATER PARK, e Uhlig emigrou para o HANUMAN.

Faixas:
01. At First (4:32)
02. Speed is Coming Back (5:58)
03. Past Has Gone (7:30)
04. Prädudium/Use Your Feet (5:31)
05. Firt Loss (7:44)
06. Funny Guys (3:38)
07. Happiness (0:01)
Duração: 34:54

Músicos:
• Wolf-Rodiger Uhlig: órgão, címbalo, grand piano, vocais
• Wolfgang Rumler: guitarra, vocais
• Andreas Scholz: baixo
• Achim Schmidt: bateria



Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade