Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

ROCK RARITY: TOE FAT • Toe Fat Two [1971]

Artista: TOE FAT
Álbum: Toe Fat Two
Ano: 1971
Gênero: Hard Rock, Heavy Prog
País: Reino Unido

Em abril de 1970 chegou às lojas o álbum homônimo do TOE FAT, e mesmo com um Hard Rock vigoroso bem ao sabor da época e uma boa produção, o disco não foi bem comercialmente. Bem aceitos pela crítica especializada e tendo feito uma tour bem sucedida junto com DEREK AND THE DOMINOES (de Eric Clapton) nos EUA, por razões desconhecidas o disco não deslanchava. Nem mesmo com o apoio da BBC (a banda gravou várias sessões para a rádio britânica) as coisas iam bem financeiramente. E de fato é difícil acreditar no ocorrido, pois o disco é empolgante, melódico na medida certa e muito democrático na instrumentação. 

Com a falta de retorno e talvez por uma certa ansiedade por resultados, somada a desentendimentos com Cliff BennettKen Hensley embarcou na empreitada do URIAH HEEP; seguido por Lee Kerslake que também integraria o HEEP pouco antes do TOE FAT iniciar os trabalhos para  esse segundo álbum.  Reza a lenda de que o próprio Cliff Bennett havia sido cotado para assumir os vocais do URIAH HEEP mas teria recusado e se arrependido alguns anos depois. Bennett decide refazer o TOE FAT com John Konas (baixo), que havia restado no THE GODS (lá ele tocava guitarra), junto com o irmão de John Glascock, Brian, na bateria e Alan Kendall na guitarra, além da inclusão de um flautista/gaitista chamado simplesmente “Mox”. Levando a banda nas costas com todas as composições, Cliff Bennet aposta ainda mais fichas no Hard-Blues Rock.

Lançado em 1971, pelo selo Regal Zonophone"Toe Fat Two" é mais pesado e agressivo que o álbum anterior, ainda que conte com uma produção mais modesta (o som da gravação é ligeiramente mais abafado e distorcido do que o do primeiro disco). A brisada e acústica faixa “A New Way” conta com a participação de Peter Green, do FLEETWOOD MAC; já "Stick Heat", "Idol" e "Midnight Sun" são pauleiras pra ninguém botar defeito. Novamente a história do primeiro disco se repete – a banda vai bem junto à crítica, aparece com frequência na BBC, faz bons shows, mas não entra dinheiro em caixa com as vendas do novo LP.

Faixas:
01. Stick Heat (6:18)
02. Indian Summer (2:07)
03. Idol (3:32)
04. There'll Be Changes (6:52)
05. A New Way (7:55)
06. Since You've Been Gone (4:48)
07. Three Time Loser (4:30)
08. Midnight Sun (4:43)

Músicos:
• Cliff Bennett: vocais
• John Konas: baixo, vocais
• Brian Glascock: bateria, vocais
• Alan Kendall: guitarras, 
• Mox: flauta, harmonica



 

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade