Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

sábado, 6 de abril de 2024

ARGENT • Ring of Hands [1971]

Artista: ARGENT
Álbum: Ring of Hands
Ano: 1971
Gênero: Eclectic Prog
País: Reino Unido

O primeiro álbum do ARGENT trouxe um Rock Progressivo pesado e cativante com a poderosa execução de órgão por Rod Argent, e em fevereiro de 1971 pela Epic Records (E 30128), foi lançado "Ring of Hands", o segundo trabalho da banda.

O desejo de Rod ao criar o ARGENT era executar uma música que fosse ao mesmo tempo desafiadora e acessível, combinando composições fortes e focadas na magia dos teclados. "Ring of Hands" cumpre essa promessa, e logo na sua abertura apresenta a cativante "Celebration", com seus floreios de Hammond e estrutura direta ao ponto. "Sweet Mary", por outro lado, é uma música de Blues padrão, que centenas de bandas estavam produzindo na época. "Cast Your Spell Uranus" impõe um ritmo ao álbum novamente, com sua introdução e finalização de piano elétrico e efeitos de guitarra reverberados apresentando excelente execução no órgão. "Lothlorien" é uma composição incrível, apresentando riffs excelentes e ótimos vocais, é uma espécie de vitrine para os incríveis e vibrantes treinos no Hammond de Rod. Uma forte sensação clássica está presente durante a passagem instrumental da primeira metade, mudando para um território mais jazzístico na passagem da segunda metade. 

O lado 2 do LP começa uma das composições de Russ Ballard, "Chained", levemente inclinada ao Hard Rock, mudando para um estilo mais simples e oferecendo pouco em termos de Prog, porém é uma faixa escrita de forma concisa e agradável. "Rejoice" é uma música agradável, finalizada com passagens de órgão quase parecidas com hinos e, estilisticamente, é semelhante às composições de Rod nos ZOMBIES. "Pleasure" contém outra seção instrumental brilhante com Rod "puxando todos os obstáculos" no Hammond mais uma vez. "Sleep Won't Help Me" tem um clima "misterioso" com ótima bateria e linhas de baixo bem construídas. Um solo de piano elétrico muito bem tocado lembra Manzarek com THE DOORS e é realmente ótimo de ouvir. Por fim, "Where are we Going Wrong" retorna a uma fórmula mais padronizada, apresentando um bom solo de piano.

A música "Chained" foi regravada por THREE DOG NIGHT em seu lançamento de 1972, "Seven Separate Fools", sendo a segunda música do ARGENT regravada por eles.

Faixas:
01. Celebration (2:53)
02. Sweet Mary (4:06)
03. Cast Your Spell Uranus (4:31)
04. Lothlorien (7:51)
05. Chained (5:19)
06. Rejoice (3:46)
07. Pleasure (4:52)
08. Sleep Won't Help Me (5:10)
09. Where Are We Going Wrong (4:11)
Duração: 42:39

Músicos:
• Rod Argent: teclados e vocais
• Russ Ballard: vocals e guitarra
• Bob Henrit: bateria
• Jim Rodford: baixo

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade