HAIR foi um quarteto dinamarquês formado na cidade de Copenhague em 1969 por Paddy Gythfeldt (órgão, piano, guitarra e vocais), Benny Dyhr (guitarra & vocais), Allan Sørensen (baixo e vocal) e Peter Valentin Rolnes (bateria, percussão e vocais). "Piece" é o único lançamento da banda e que alcançou uma soma considerável em leilões pela internet.
O álbum contém seis músicas carregadas de guitarra fuzz, órgão Hammond e uma boa voz de Paddy Gythfeldt. A faixa que abre o disco, "Coming Through", é bastante acelerada e o riff da segunda "Supermouth" pode lembrar a alguns ouvintes a sonoridade do norte-americano MOUNTAIN. "Desert Song" começa acústicamente, mas muda gradualmente ao longo de seus quase onze minutos de duração. "Everything's Under Control", traz um som psicodélico pesado, e “Pleasant Street” é uma música mais calma, uma jóia musical no álbum. Encerrando o disco, “Piece of my Heart”, (música popularizada por Janis Joplin), aparece aqui em uma ótima versão, onde a instrumentação predomina acima da parte vocal.
A sonoridade executada pelo HAIR pode soar como se o grupo fosse um "filho bastardo" de um drama triangular entre THE DOORS, BLUE CHEER e MOUNTAIN. As músicas são fortes, pesadas, com muito hammond órgão, guitarras fuzzy, ótimos vocais e uma gigante seção rítmica. O destaque vai para a versão de "Piece Of My Heart" anteriormente gravada por Janis Joplin e BIG BROTHER AND THE HOLDING COMPANY, no álbum "Cheap Thrills" de 1968, e que aparece aqui com mais peso instrumental, o que deu uma nova dimensão à música.
Infelizmente, após o lançamento de "Piece", a banda veio a encerrar sua carreira em 1971.
Faixas:
01. Coming Through (4:38)
02. Supermouth (3:45)
03. Dream Song (10:25)
04. Everything’s Under Control (4:27)
05. Pleasant Street (6:22)
06. Piece (Of My Heart) (11:12)
Músicos:
• Paddy Gythfeldt: órgão, piano, guitarra e vocais
• Benny Dyhr: guitarra e vocais
• Allan Sørensen: baixo e vocais
• Peter Valentin Rolnes: bateria, percussão, vocais
Nenhum comentário:
Postar um comentário