País: Estados Unidos
Lançado em 17 de setembro de 1984, pela Mercury Records, "Animalize" é o décimo segundo álbum de estúdio da banda de Rock estadunidense KISS. É o único com o guitarrista Mark St. John, que substituiu Vinnie Vincent em abril do mesmo ano.
Neste ponto da carreira do KISS, a banda havia perdido dois membros fundadores, lançou dois álbuns malsucedidos que alienaram sua base de fãs, ("Unmasked" de 1980 e "Music from The Elder" de 1981) e fez um "retorno à forma" com "Creatures of the Night" de 1982. As sessões de "Animalize" fizeram a banda recuperar o ímpeto, já que "Lick It Up", de 1983, alcançou o status de Platina e rendeu uma turnê de sucesso. Com a saída de outro membro, o guitarrista Vinnie Vincent, e a contratação de um completo desconhecido, Mark St. John, para substituí-lo, "Animalize" foi lançado com a banda em meio a uma espécie de encruzilhada.
Na época da gravação do álbum, o vocalista/baixista Gene Simmons estava seguindo a carreira de ator e estava praticamente ausente do KISS. O vocalista/guitarrista Paul Stanley disse mais tarde: "Eu me senti abandonado quando chegou a hora de fazer "Animalize". Depois de me informar, sem qualquer aviso ou discussão, que ele não estaria presente para o álbum, Gene entrou em estúdio e fez algumas demos como o mais rápido que pôde. Então ele saiu para fazer um filme. Stanley se tornou o líder de fato do KISS e ficou responsável pela composição, produção e direção do novo álbum.
O relacionamento de Simmons com seus companheiros de banda estava em baixa durante esse período. A maior parte disso girava em torno de sua aparente falta de compromisso com a banda e sua preocupação com vários projetos externos, incluindo a produção e gerenciamento de outros grupos de Rock, como BLACK 'N BLUE (do qual Tommy Thayer era membro na época), e co- estrelando o filme "Runaway" de 1984.
Entrando no estúdio para gravar "Animalize", o guitarrista recém-contratado St. John entrou em conflito frequentemente com seus novos companheiros de banda, com Carr dizendo anos depois que o talento de St. John levou a um comportamento muito arrogante no estúdio. Um desentendimento sobre uma parte do baixo que o baixista Simmons pediu a St. John para gravar para o álbum deixou Simmons e Carr furiosos com o novo guitarrista. Do outro lado da história St. John conta que: "-Stanley e Simmons ficaram "muito estranhos" com o que ele estava gravando no estúdio, com Stanley dizendo que sua forma de tocar não tinha estrutura e que o guitarrista estava apenas vomitando notas e nunca poderia tocar o a mesma coisa duas vezes". Bruce Kulick, irmão do ex-colaborador do KISS Bob Kulick, acabou sendo trazido ao estúdio para tocar guitarra nas faixas "Murder in High-Heels" e "Lonely Is the Hunter".
Junto com o compositor Desmond Child, Stanley deu à banda seu single de maior sucesso em anos com "Heaven's on Fire". Além da produção, Stanley afirma ter cuidado pessoalmente de tudo, desde a nomeação do álbum até o marketing e "persuasão da MTV".
Faixas:
01. I've Had Enough (Into The Fire) (3:51)
02. Heaven's On Fire (3:18)
03. Burn Bitch Burn (4:39)
04. Get All You Can Take (3:43)
05. Lonely Is The Hunter (4:27)
06. Under The Gun (3:59)
07. Thrills In The Night (4:19)
08. While The City Sleeps (3:39)
09. Murder In High Heels (3:52)
Duração: 36:04
Músicos:
• Paul Stanley: vocais (01,02,04-07), guitarra rítmica, baixo (01,02), guitarras (02)
• Gene Simmons: vocais (03,05,08,09), baixo
• Mark St. John: guitarra líder
• Eric Carr: bateria, backing vocals
+
• Bruce Kulick: guitarra (05,09)
• Jean Beauvoir: baixo (04,06,07)
• Allan Schwartzberg: overdubs de bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário