segunda-feira, 5 de agosto de 2024

EVERYTHING BUT THE GIRL • Eden [1984]

Artista: EVERYTHING BUT THE GIRL
Álbum:  Eden
Ano: 1984
Gêneros: Post Punk, New Wave, Alternative Rock
País: Reino Unido

Lançado em 4 de junho de 1984, pela Blanco y Negro Records, "Eden" é o primeiro álbum de estúdio da dupla musical britânica EVERYTHING BUT THE GIRL. O álbum contém o single "Each and Every One", que alcançou a posição 28 no UK Singles Chart. O design da capa foi feito pela ex-colega da vocalista Tracey Thorn no "Marine Girls", Jane Fox.

O álbum foi a primeira gravação profissional do EBTG com uma empresa maior e um produtor adequado, Robin Millar, que produzia paralelamente "Diamond Life" da Sade. Embora tenha sido concluído no outono de 1983, não foi lançado até junho de 1984, devido a obrigações contratuais entre a banda e a Cherry Red Records.

Quando "Eden" foi finalmente lançado, o EBTG sentiu que não representava seu som e interesses atuais e fez muito pouca promoção. "Each and Every One", o único single, se tornou um single no Top 40 do Reino Unido que superou as expectativas e esforços anteriores da banda.

No intervalo entre a gravação e o lançamento de "Eden", Thorn e Watt se abriram para novas influências, principalmente THE SMITHS, de quem se tornaram próximos. "Never Could Have Been Worse" (lado B de "Each and Every One") mostrou essa influência no som e nas letras. Isso fez parte dos dois singles seguintes da banda. "Mine" foi lançado apenas quatro semanas depois de "Eden", e marcou um afastamento dos temas e som do álbum, com Thorn cantando sobre uma mãe solteira e políticas de gênero envolvidas em sobrenomes. Alcançou a posição 58 na UK Singles Chart. "Native Land", que apresentava Johnny Marr, guitarrista do SMITHS na gaita, alcançou apenas a posição 73. Embora não tenham sido incluídos no "Eden", eles fizeram parte da coletânea "Everything but the Girl", lançada quase simultaneamente com exclusividade nos EUA.
 
Faixas:
01. Each And Every One (2:46)
02. Bittersweet (2:48)
03. Tender Blue (3:03)
04. Another Bridge (2:11)
05. The Spice Of Life (3:29)
06. The Dustbowl (1:37)
07. Crabwalk (3:23)
08. Even So (2:31)
09. Frost And Fire (3:08)
10. Fascination (3:18)
11. I Must Confess (3:11)
12. Soft Touch (2:00)
Duração: 33:25

Músicos:
• Tracey Thorn: vocais, guitarra acústica
• Ben Watt: vocais, guitarras elétricas e acústicas, piano, órgão Hammond, horn
+
• Simon Booth: guitarra
• Joao Bosco De Oliveira: percussão
• Charles Hayward: bateria
• Chucho Merchán: baixo duplo
• Dick Pearce: trompete, flugelhorn
• Nigel Nash: saxofone tenor
• Pete King: saxofone alto
 

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade