Artista: David Coverdale
Álbum: White Snake
Ano: 1977
Gêneros: Classic Rock, Art Rock
País: Reino Unido
Lançado em 6 de maio de 1977, "White Snake" é o álbum solo de estréia de David Coverdale gravado logo após o fim do DEEP PURPLE. Coverdale usaria o título do álbum como o nome de sua futura banda, primeiramente conhecida como "David Coverdale's WHITESNAKE" e logo depois encurtada para WHITESNAKE. Foi lançado como parte de uma coletânea "Whitesnake/ Northwinds" em 1988, e lançado novamente como parte de uma coletânea dupla intitulada "The Early Days" em 2003. Uma outra reedição foi lançada como parte de "Into the Light: The Solo Albums", incluindo todos os álbuns solo de Coverdale, remixados (como uma compilação do WHITESNAKE), via Rhino Entertainment em 25 de outubro de 2024.
Como seu primeiro trabalho solo, Coverdale admitiu mais tarde: "É muito difícil pensar e falar sensatamente sobre o primeiro álbum. "White Snake" foi um caso muito introspectivo, reflexivo e discreto em muitos aspectos, escrito e gravado como foi após o colapso do DEEP PURPLE".
O álbum recebeu críticas mistas. Bret Adams, da AllMusic, deu 2/5 estrelas, considerando-o "um álbum provisório, geralmente decepcionante, porque Coverdale está claramente perplexo em relação à direção que a música deve tomar", misturando Blues Rock, R&B e Soul music, com a faixa "Blindman" como "a melhor música por causa de sua pureza Blues-Rock" e soa "em última análise, futuro Whitesnake". Richie Unterberger deu 3/5 estrelas à compilação dupla de 1988, concluindo "eles são medíocres de ouvir, o produto de um homem incerto sobre onde levar sua música como um ato solo, sem o apoio de Hard Rock de uma de suas bandas estáveis".
Neil Jeffries na retrospectiva Classic Rock de 2021 incluiu o álbum como 7º de 20 em uma lista dos melhores álbuns de Coverdale-Whitesnake, dizendo "com um estilo preguiçoso de bar, um pouco de metais e cantores de apoio excelentes, este é David Coverdale como poucos o ouviram ... se "Hole In The Sky" (uma balada construída no piano de Tim Hinkley) tivesse fornecido a Coverdale um sucesso, ele poderia muito bem ter navegado para o território de Frankie Miller/Joe Cocker sem pensar duas vezes em pedir a alguém para se deitar ou deixá-lo deslizar para dentro".
Destaques ☆
Faixas:
01. Lady (3:48)
02. Blindman (6:01)
03. Goldies Place (5:03)
04. Whitesnake (4:22)
05. Time on My Side (4:26)
06. Peace Lovin' Man (4:53)
07. Sunny Days (3:31)
08. Hole in the Sky (3:23)
09. Celebration (4:11)
bonus tracks:
10. Peace Lovin' Man (Take 1) (5:04)
11. Sunny Days (Take 1) (3:24)
Duração: 38:18
Músicos:
• David Coverdale: vocal principal , piano , percussão
• Micky Moody: guitarras , percussão , backing vocals
• Tim Hinkley: órgão , percussão, vocais
• Ron Aspery: saxofone ( barítono , tenor , alto e soprano ), flauta
• DeLisle Harper: baixo , percussão, vocais
• Roger Glover: baixo, melódica , sintetizador ARP 2600 , percussão, vocais, produção
• Simon Phillips: bateria , percussão
• Liza Strike, Helen Chappelle, Barry St. John: vocais de apoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário