BLACK SABBATH • Heaven and Hell [1980]

Artista: BLACK SABBATH
Álbum: Heaven and Hell
Ano: 1980
Gêneros: Heavy Metal, Hard Rock
País: Reino Unido















Lançado em 18 de abril de 1980, "Heaven and Hell" é o nono álbum de estúdio do BLACK SABBATH. É o primeiro álbum da banda a contar com o vocalista Ronnie James Dio, que substituiu o vocalista original Ozzy Osbourne em 1979.

Produzido por Martin Birch, o álbum foi um sucesso comercial, principalmente nos Estados Unidos, onde alcançou a posição 28 na parada Billboard 200 e foi certificado como platina por um milhão de vendas. No Reino Unido, vendeu bem o suficiente para ser certificado como prata pela British Phonographic Industry em abril de 1982.

Depois da saída de Ozzy Osbourne, após a turnê de divulgação do álbum "Never Say Die", o posto de vocal do SABBATH foi assumido pelo baixinho Ronnie James Dio, que havia saído do RAINBOW meses antes de ser chamado por Tony Iommi (guitarras). Junto com Bill Ward (bateria) e Geezer Butler (baixo), Dio e Iommi resgataram o lado pesado do SABBATH, que para muitos, havia sido perdido desde os tempos de "Sabotage". Porém, não foi somente o som que mudou. As letras, com temáticas místicas e fabulosas, mudaram a concepção geral no som da banda, som esse que adquiriu uma personalidade marcante, e vigente com predominância nos álbuns pós-Ozzy. O primeiro deles, "Heaven and Hell", surpreendeu ao mundo pelo peso e pela fuga total em relação à fase Ozzy, e rapidamente tornou-se mais um grande clássico do grupo. Essencial em suas oito faixas, é um dos poucos (se não o único) disco que o fã-xiita da fase Ozzy reconhece o valor. Também, um disco que abre com a violência de "Neon Knights" não pode ser menosprezado. O baixo de Butler, em uma velocidade absurda, e a apresentação da voz de Dio ao heavy metal, são a porta de entrada para um mundo novo e apaixonante. Iommi exala sua capacidade de composição na linda "Children of the Sea", com uma interpretação magistral de Dio, alternando momentos mais pesados (a parte da letra) e outros emocionantes, como o belo solo de Iommi, tendo a companhia dos teclados de Geoff Nicholls. "Lady Evil" é o momento à la RAINBOW do álbum, bem diferente das duas primeiras e também sem peso, e o lado A encerra-se com a imortal faixa-título, onde qualquer prova da capacidade de Dio substituir Ozzy é jogada no lixo, pois o que o baixinho faz nessa canção não é pra qualquer um, além de Iommi eternizar um de seus principais riffs, ao lado do de "Iron Man" e "Paranoid". No lado B, "Wishing Well" e "Walk Away" retornam os momentos amenos e sem grandes atrativos de "Lady Evil", enquanto "Lonely is the World" resgata as alternâncias leves e pesadas de "Children of the Sea", deixando as luzes para a melhor canção da fase Dio, "Die Young", um petardo gigantesco, com um solo matador de Iommi, que desde a bela introdução com os teclados de Nicholls, surge imponente para ocupar seu espaço e mostrar que o BLACK SABBATH pode sobreviver sem a figura de Ozzy por detrás do microfone. "Heaven and Hell" é um dos melhores álbuns do grupo e do Rock pesado, e se "Paranoid" é o disco obrigatório da fase Ozzy a ser ouvido, o mesmo tem que ser dito de "Heaven and Hell", obrigatório para qualquer um que queira dizer que gosta desse estilo.

Fontes de pesquisa: Consultoria do Rock e Wikipedia

Destaques
Faixas:Duração:
01. Neon Knights
02. Children Of The Sea   
03. Lady Evil
04. Heaven And Hell
05. Wishing Well
06. Die Young
07. Walk Away
08. Lonely Is The Word
03:51
05:31
04:21
06:53
04:02
04:35
04:17
05:45

Total: 39:19
Músicos:
• Ronnie James Dio:      
• Tony Iommi:
• Geezer Butler             
• Bill Ward:
+
• Geoff Nicholls:
vocais
guitarra
baixo
bateria

teclados

Ouvir no Spotify ⬇                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: