Artista: SCORPIONS
País: Alemanha
Gêneros: Heavy Metal
Lançado em 31 de março de 1980, "Animal Magnetism" é o sétimo álbum de estúdio da banda alemã SCORPIONS que alcançou a posição #23 na parada de álbuns do Reino Unido, e #52 na Billboard 200 dos EUA, obtendo status de platina.
A tradução literal do título do disco significa "atração animal". De acordo com o baixista Francis Buchholz: "Acho que Herman (Rarebell) inventou o nome e todos gostaram porque era engraçado. Pegamos esse cara chamado Storm que faz as capas do PINK FLOYD - acho que ele fez a capa com o cara da jaqueta em chamas. Storm inventou a capa. Eu pessoalmente não gostei, mas o resto da banda gostou. Eu gostei do cachorro, no entanto..." A capa, assim como a do álbum anterior, "Lovedrive" de 1979, foi encomendada por Storm Thorgerson, da Hipgnosis. Embora também tenha causado algum escândalo na imprensa, ao contrário do anterior, não foi proibida em lugar nenhum... E não havia sentido em proibir a música - não há nada de revolucionário nela.
O período inicial de criatividade do grupo caiu definitivamente nas sombras, e os novos fãs ocidentais não tinham idéia de que a banda havia lançado algo antes de 1979. Com a formação agora consolidada com Matthias Jabs como o novo guitarrista, "Animal Magnetism" traz uma banda com a fórmula de Hard Rock oitentista azeitada e pronta para conquistar de vez o mercado internacional, principalmente o americano, e contendo mais três grandes hits para os fãs dessa nova geração, os quais são a pesada "Make it Real", apresentando um interessante solo da dupla Rudolph/Jabs, e a super clássica "The Zoo", levada pelo seu andamento arrastado e complementada pelo refrão grudento, que possui uma canção muito similar no lado A, "Hold Me Tight", mas que não fez tanto sucesso quanto "The Zoo", uma das principais canções da carreira da banda, sem sombra de dúvidas. Como sempre, há baladas com espaço garantidos, e "Animal Magnetism" contém "Lady Starlight", bonita faixa com um singelo arranjo orquestral, tendo como instrumentos oboé, violinos, viola, violoncelo e trompas, arranjados por Allan Macmillan.
A versão em CD de 2001 trouxe como bônus "Hey You", faixa que talvez não acrescente muito ao bom conceito final do disco. A partir daqui, o SCORPIONS entrava de vez no mercado europeu e americano, sendo que com ele, os alemães atingiram a posição 52 na Billboard, e também assumiram um novo visual, com roupas coloridas e/ou de couro, que se aproximavam mais do que o mercado de lá pedia naquela época. Era um choque para os fãs antigos, mas a conquista de toda uma nova geração de seguidores.
Fontes de pesquisa: Wikipedia e Consultoria do Rock
Faixas:
01. Make It Real ― 3:49
02. Don't Make No Promises (Your Body Can't Keep) ― 2:56
03. Hold Me Tight ― 3:58
04. Twentieth Century Man ― 3:02
05. Lady Starlight ― 6:14
06. Falling In Love ― 4:11
07. Only A Man ― 3:35
08. The Zoo ― 5:29
09. Animal Magnetism ― 5:57
Músicos:
• Klaus Meine: vocal principal
• Matthias Jabs: guitarra principal (01,02,04,06-08), slide guitar (09)
• Rudolf Schenker: guitarra base (01-09), guitarra principal (03-05,09)
• Francis Buchholz: baixo
• Herman Rarebell: bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário