quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

ANVIL • Metal On Metal [1982]

Artista: ANVIL
Álbum: Metal on Metal
Ano: 1982
Gêneros: Heavy Metal
País: Canadá

Se auto intitulando como os criadores do Speed Metal, Lips e sua turma podem ser um pouco "arrogantes" demais pensando assim. Mas com toda certeza, eles foram um dos maiores influenciadores para a criação do estilo. De qualquer forma, os canadenses são influentes em muito mais coisas que apenas o Speed.

O ANVIL possui uma carreira de dar inveja em muita banda das antigas. Apesar de serem um pouco mais underground (em comparação a outros nomes da época).
 
Muitos especialistas em Heavy Metal consideram "Metal On Metal", o elo perdido entre expoentes da NWOBHM e a ascensão do Thrash Metal norte-americano. Na realidade, a figura da NWOBHM mais próxima dali era a loucura proto-Thrash do RAVEN, embora com melhores riffs e um senso de groove mais poderoso, o que mantinha o ANVIL firmemente no controle de seu particular tipo de explosão. Metal para metaleiros, tocado com ousado gosto por discípulos devotados da forma. Claro, fãs casuais encontraram ali também uma banda celebrando um monte de clichês: metal! (no super hino "Metal On Metal"), monstros! (na faixa "Mothra"), Diabo! (na faixa "666"), sexo com groupies! (em metade do disco com destaque para as faixas "Jackhammer" e "Tag Team"). Mas os caras tocavam muito! Em particular, a usina Robb Reiner e sua bateria bárbara que exerceram imediata influência na florescente cena Thrash Metal. Todo o empenho da banda estava sempre voltado para a energia das canções e esta era realmente prodigiosa. O que Steve "Lips" Kudlow não tinha em alcance vocal ele mais que compensava em entusiasmo e hiperativismo. A verdadeira chave da evolução estilística não estava na agressividade, mas na cativante e insuperável excitação. Eles dobravam a aposta na forma já existente, estabelecendo novos padrões de peso (que infelizmente para a própria banda seriam logo eclipsados). Separado de seu contexto histórico, "Metal On Metal" hoje soa simplesmente como um Metal tradicional, tocado com bom humor e com empenho, por uma banda que claramente se divertia. Mas "Metal On Metal", em abril de1982, marcou época.

Faixas:
01. Metal On Metal (3:50)
02. Mothra (5:00)
03. Stop Me  (5:25)
04. March Of The Crabs  (2:32)
05. Jackhammer  (3:30)
06. Heatsink  (3:54)
07. Tag Team  (4:07)
08. Scenery  (4:39)
09. Tease Me, Please Me  (4:54)
10. 666   (4:26)
Duração:
 
Músicos:
- Ian Dickson: baixo
- Robb Reiner: bateria
- Lips: vocais e guitarras
- Dave Allison: vocais e guitarras
 

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade