segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL • Cosmo's Factory [1970]

Álbum: Cosmos Factory
Ano: 1970
Gênero: Classic Rock, Blues Rock, Country Rock
País: Estados Unidos

Lançado pela Fantasy Records em 8 de julho de 1970, "Cosmo's Factory" é o quinto álbum de estúdio da banda de Rock norte-americana CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL. Seis das onze faixas do álbum foram lançadas como singles em 1970, e todas elas ficaram no top 5 da Billboard Hot 100. O álbum passou nove semanas consecutivas na posição número um na parada Billboard 200 e foi certificado 4x platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 1990. A Rolling Stone classificou-o em 413º lugar em sua lista de 2020 dos "500 melhores álbuns de todos os tempos".

Com o lançamento de "Cosmo's Factory" em julho de 1970, o CREEDENCE atingiu seu apogeu comercial. Foi o quinto álbum deles em dois anos e se tornou um sucesso internacional, liderando as paradas de álbuns em seis países. A banda também fez uma turnê pela Europa em 1970, tocando no Royal Albert Hall de Londres, entre outros locais, e emergiu como a banda mais popular da América por ignorar em grande parte o Acid Rock alucinante que era típico da época. Trazendo uma mistura de Rockabilly, Folk e R&B, alguns colegas e críticos de Rock os classificaram como uma banda de singles sem substância. Em uma reportagem de capa de 2012, Uncut observou: "Enquanto os cabelos compridos de São Francisco do outro lado da ponte zombavam de seu comercialismo, A partir de então, o CREEDENCE fez questão de lançar lados A duplos. E invariavelmente ambas as músicas teriam um jeito estranho de atingir todos os setores da população. O vocalista e guitarrista John Fogerty, que aparentemente surgiu do nada, mas na verdade lutou com seus companheiros de banda durante a maior parte da década de 1960 como BLUE VELVETS e GOLLIWOGS, compôs as músicas do grupo e geralmente dirigiu a banda artisticamente, embora seu domínio sobre a banda - incluindo seu duvidoso papel como empresário - irritou os outros, especialmente seu irmão mais velho, Tom Fogerty, que deixou a banda no final de 1970.

Talvez mais do que qualquer outro álbum do CREEDENCE, "Cosmo's Factory" exibe a ampla gama de ingredientes musicais que forneceram a base para seu som "Swamp Rock": R&B ("Before You Accuse Me", "My Baby Left Me"), Soul ("I Heard It Through the Grapevine", "Long As I Can See the Light"), Country ("Lookin' Out My Back Door"), Rockabilly e Rock and Roll clássico ("Ooby Dooby", "Travelin' Band"), e psicodelia ("Ramble Tamble"). "Travelin' Band" foi inspirada nas canções de Rock 'n' Roll dos anos 1950, especialmente nas de Little Richard. Em outubro de 1972, a empresa que detinha os direitos de publicação de "Good Golly, Miss Molly" de Richard sentiu que "Travelin' Band" tinha semelhanças suficientes para justificar um processo de plágio que mais tarde foi resolvido fora do tribunal. O outro lado da música, "Who'll Stop the Rain", não poderia ter sido mais diferente, com Fogerty contando a Uncut em 2012: "Travelin' Band" foi minha saudação a Little Richard, mas 'Who'll Stop The Rain? ' fazia parte da época. De 1968 a 1974, o Vietnã foi provavelmente a coisa mais importante na mente dos jovens." "Run Through the Jungle" explorou território semelhante, com muitos ouvintes acreditando que a letra era sobre a guerra. De acordo com o baixista da banda, Stu Cook, a abertura e o encerramento da música apresentam efeitos sonoros de selva criados por "muitas guitarras e pianos gravados ao contrário". A música era a música favorita do CCR do guitarrista Tom Fogerty: "Minha favorita de todos os tempos A música do CREEDENCE era "Run Through the Jungle". É como um pequeno filme em si com todos os efeitos sonoros. Ela nunca muda de tom, mas mantém seu interesse o tempo todo. É como o sonho de um músico. Nunca muda de tom, mas você tenha a ilusão de que isso acontece." "Lookin' Out My Back Door" foi uma homenagem direta ao Bakersfield Sound, estilo de música que influenciou John Fogerty e o som do CREEDENCE - Buck Owens, um dos arquitetos do Bakersfield Sound, é até mencionado na letra. A música é conhecida por seu ritmo otimista, sua sensação caseira e uma mudança de tom e andamento no final. A letra, repleta de imagens coloridas e oníricas, levou alguns a acreditar que a música era sobre drogas (de acordo com a teoria das drogas, a "colher voadora" da música era uma colher de cocaína, e as imagens de animais malucos eram uma viagem de ácido ). Fogerty, no entanto, afirmou repetidamente em entrevistas que a música foi escrita para seu filho Josh, que tinha três anos na época, e disse que a referência a um desfile que passava foi inspirada no livro do Dr. Eu vi isso na Mulberry Street.

Embora O CCR fosse conhecido por suas canções concisas e bem arranjadas, "Cosmo's Factory" apresenta duas faixas mais longas: a abertura de sete minutos, "Ramble Tamble", e um cover de 11 minutos de "I Heard It Through the Grapevine" de Marvin Gaye. A banda se envolveu com a psicodelia em seu single de estréia, "Susie Q", mas "Ramble Tamble" é mais ambicioso, começando com uma parte Rockabilly antes de fazer a transição para uma parede de som psicodélica que dura quase quatro minutos e depois fazer a transição de volta para o original. seção Rockabilly perto do final. A canção foi elogiada pela crítica, com o jornalista musical Steven Hyden chamando-a de "a música mais Rock de todos os tempos". Como Cook explicou a Bill Kopp do musoscribe.com: "Cada álbum tinha uma faixa longa, mas nunca eram jams, por si só... "Heard It Through the Grapevine" tinha um caráter um pouco jammy, mas era tudo bem estruturado. Ao vivo, tinha um pouco de "enrolação", mas no estúdio a gente sempre tentava acertar o arranjo."

Faixas:
01. Ramble Tamble (7:09)
02. Before You Accuse Me (Ellas "Bo Diddley" McDaniel) (3:24)
03. Travelin' Band (2:07)
04. Ooby Dooby (2:05)
05. Lookin' Out My Back Door (2:31)
06. Run Through The Jungle (3:07)
07. Up Around The Bend (2:40)
08. My Baby Left Me (Arthur Crudup) (2:17)
09. Who'll Stop The Rain (2:28)
10. I Heard It Through The Grapevine (Norman Whitfield/Barrett Strong) (11:04)
11. Long As I Can See The Light (3:33)
Duração: 42:42

Músicos:
• John Fogerty: guitarra líder, vocais
• Tom Fogerty: guitarra rítmica, backing vocals
• Stu Cook: baixo, backing vocals
• Doug Clifford: bateria, backing vocals

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade