Postagem em destaque

Programa "Na Hora do Rock" pela ProgSky.com • todos os domingos 20h

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

ROCK RARITY: EAST OF EDEN • Mercator Projected [1969]

Artista: EAST OF EDEN
Álbum: Mercator Projected
Ano: 1969
Gênero: Blues Rock, Jazz Rock, Eclectic Prog
País: Reino Unido

Formado em Bristol, em 1967, o EAST OF EDEN foi uma ótima banda de Jazz-Rock Progressivo e digna de menção. Assinaram com a Decca Records por volta de 1969, e sua formação incluía Dave Arbus (violino elétrico, flauta, saxofone), Ron Caines (sax alto), Geoff Nicholson (guitarra, voz), Steve York (baixo, guitarra) e Dave Dufont (percussão). Seu som era uma mistura de Jazz Fusion-Progressivo com muitas influências orientais.

Seus dois primeiros álbuns: "Mercator Projected" (1969) e "Snafu" (1970), apresentamuma explosão de violino eléctrico, flauta e saxofones combinados com Bela Bartok e outras músicas clássicas, orientais e até ciganas, tudo numa base de Rock pesado.
 
Este primeiro álbum traz um proto-Prog derivado do Blues experimental, uma espécie de antecipação tanto em relação à música oriental quanto ao gênero musical psicodélico dos anos 70, enriquecido por meio das músicas mais acessíveis do Rock and roll/Blues (um clima típico dos anos sessenta), logo se tornando um padrão no início dessa década. Provavelmente "Waterways" é o ápice do álbum, sendo a peça mais Progressivoa; em vez disso, "Centaur Woman" é uma conquista baixa (falando sobre sua inspiração artística). No entanto as actuações ao violino e ao clarinete são notáveis, afinal fazendo-nos esquecer a ingenuidade geral de todo o álbum, sobretudo se considerarmos a faixa "Bathers" bem como as outras sessões de Dave Arbus. Depois de 44 minutos de música descontínua, pode-se ouvir a faixa final "In The Stable of The Sphinx" - com oito minutos de duração - sendo uma digna conclusão de um trabalho um pouco desigual mas interessante e representando também a síntese das suas melhores idéias.

EAST OF EDEN apresenta aqui um projeto bruto, cujo trabalho em andamento (de acordo com o gosto de uma banda imatura) estava mais próximo de uma época diferente, em comparação com os esforços seguintes dos grupos proto-Prog do início dos anos setenta. Por exemplo, algumas outras bandas semelhantes como COLOSSEUM ou o desconhecido mas habilidoso grupo esloveno KORNELIANS eram um pouco mais maduros, mas no final faça a sua própria escolha e poderá redescobrir também um conjunto estranho!!

Faixas:
1. Northern Hemisphere (5:03)
2. Isadora (4:19)
3. Waterways (7:00)
4. Centaur Woman (7:09)
5. Bathers (4:57)
6. Communion (4:02)
7. Moth (4:03)
8. In the Stable of the Sphinx (8:20)
Duração: 44:53

Bonus tracks on 2004 & 2008 remaster:
9. Waterways (demo July 1968) (6:40)
10. In the Stable of the Sphinx (demo July 1968) (11:10)
11. Eight Miles High (6:51)

Músicos:
 • Geoff Nicholson / guitar, vocals
 • Dave Arbus / electric violin, flute, bagpipes, recorder, saxophones (2 at once)
 • Ron Caines / soprano & alto saxophones (acoustic & amplified), organ, vocals (4)
 • Steve York / bass, harmonica, kalimba
 • Dave Dufont / percussion
 
 

 

Nenhum comentário:

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Publicidade