Artista: WEED
Álbum: Weed
Ano: 1971
Gênero: Heavy Prog
País: Alemanha
WEED é mais uma de muitas bandas que sumiram após lançarem somente um álbum. A banda surgiu a partir das idéias musicais de Reinhold Spiegelfeld, Bernd Hohmann e Werner Monka, todos recém-saídos de outro grupo alemão, o VIRUS que havia lançado o álbum "Revelation" cuja diferença entre o tempo de gravação de ambos os álbuns é de praticamente apenas 2 meses, contemplando duas linhas musicais completamente diferentes. Apesar de não ter sido devidamente creditado, Ken Hensley do URIAH HEEP é um convidado que aparece como integrante principal, assumindo também os vocais. O WEED, soava muito mais como uma banda britânica de Hard Rock, com fortes influências do Blues e repleta de elementos Progressivos, do que uma banda alemã.
Lançado em março de 1971 pela Philips, esse único álbum autointitulado traz gravações indispensáveis para fãs de Ken Hensley e do URIAH HEEP. Um Hard-Prog conciso e muito bem trabalhado.
A faixa que abre o play, "Sweet Morning Light", é uma composição poderosa, 100% URIAH HEEP, dominada por teclados e apresentando um ritmo forte; é um dos destaques do álbum. Dá ao ouvinte uma boa idéia do som da banda. E preste atenção! Porque aqui temos a principal influência para a música "I Won't Mind" do próprio URIAH HEEP, que apareceria no álbum "Wonderworld" de 1973. "Lonely Ship", a faixa seguinte é uma balada muito doce, que inclui uma ótima guitarra acústica; uma música muito boa. Com "My Dream" parece que vamos ouvir uma música do RAW MATERIAL, mas três minutos depois, os teclados e o som pesado herdado do HEEP já entram em cena. "Slowin' Down" é a faixa "Rock" do álbum, com um ritmo divertido que evoca um WISHBONE ASH, embora, claro, com muito mais força. Para finalizar temos a ótima "Before I Die", que junto com a instrumental "Weed" - com uma voz cheia de poder, guitarras ácidas e distorcidas, ritmos enérgicos e melodias cuidadosamente elaboradas - compõe um final épico, realmente de tirar o fôlego, com ritmos que sobem e descem de intensidade.
WEED nos presenteia com um álbum que lembra muito "Very 'Eavy, Very 'Umble" do HEEP, embora também haja ecos instrumentais semelhantes a ATOMIC ROOSTER ou EPITAPH... enfim, o que estava sendo fermentado (criado) efervescente início da década de setenta. Este é um álbum para quem gosta do som clássico do Rock do início dos anos 70. Provavelmente Ken Hensley deve ter ficado orgulhoso do resultado.
Destaques ☆
Faixas:
01. Sweet Morning Light (5:53) ☆
02. Lonely Ship (3:18) ☆
03. My Dream (6:38)
04. Slowin' Down (4:37)
05. Before I Die (3:49) ☆
06. Weed (7:14)
Músicos
- Ken Hensley: vocais, guitarra, teclados
- Reinhold Spiegelfeld: baixo
- Bernd Hohmann: flauta
- Werner Monka: guitarra
- Rainer Schnelle: teclados
- Peet Becker: bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário