Lançado em 1980, "Stand Up and Fight" é o segundo álbum de estúdio do QUARTZ e claramente era uma tentativa planejada da banda em aproveitar a onda da NWOBHM para reenergizar a carreira. Por isso, dos títulos das canções ("Revenge", "Stoking The Fires of Hell") até a capa, tudo ali havia sido engendrado para atrair a nova geração de jovens fãs de Rock (que não conheciam o que o QUARTZ havia feito até então).
Diversas faixas ("Rock'n'Roll Child", "Questions") estavam entre as melhores do QUARTZ (e também entre as mais pesadas e agressivas). Talvez, algo do estilo deles (meio lustroso) pudesse denunciar-lhes a idade (mostrando que vinham de uma geração anterior). Por outro lado, poucos álbuns na história conseguiram capturar tão bem o som de um gênero quanto "Stand Up and Fight", resumindo o que o Heavy Metal seria nos anos 80. Canções estruturadas em riffs pesados e impiedosos, base rítmica marcada (feito batida de martelo) e implacável, linhas de baixo acossadoras, trocas de tempo melódicas no meio das faixas (para aliviar o riff principal e permitir à banda voltar triunfante para o fechamento), e um vocalista que cantava como se seu cabelo estivesse em chamas. Com "Charlie Snow" (um hino ao consumo de cocaína), "Stokin' Up The Fires of Hell" e "Wildfire" (uma tour de force inspirada na "Megalomania", do SABBATH), a banda exibia um Metal clássico numa época em que o Heavy Metal ainda não havia se estabelecido como gênero. Nessa fase, talvez apenas o MOTÖRHEAD estivesse tocando tão agressivo e levando a música para essa direção. Os desavisados podem até achar o disco bem Hard Rock, mas este nunca gozou da raiva pura e da selvageria vislumbrada aqui, na fundação do Heavy Metal.
Mesmo sem sucesso, o QUARTZ ainda lançaria um terceiro trabalho, "Against All Odds", em 1983 (voltando ao Hard Rock e com outro vocalista, Geoff Bate), antes da dissolução da banda. O QUARTZ voltou em 2011 num show de reunião, em Birmingham, mas com um novo vocalista. Mike "Taffy" Taylor, o vocalista original morreu em 2016, e Geoff Nicholls morreu em janeiro de 2017.
Faixas:
01. Stand Up And Fight (4:41)
02. Charlie Snow (3:22)
03. Can't Say No To You (6:15)
04. Revenge (4:10)
05. Stoking Up The Fires Of Hell (4:05)
06. Rock 'N' Roll Child (4:49)
07. Questions (4:19)
08. Wildfire (5:58)
Bonus Tracks:
09. Circles (3:35)
Duração: 41:36
Músicos:
• Mike Taylor: vocais
• Mick Hopkins: guitarra
• Dek (Derek) Arnold: baixo, vocais
• Malc (Malcolm) Cope: bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário